Considerando-se os modelos de gestão na Administração Públic...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q80006 Administração Pública
Considerando-se os modelos de gestão na Administração Pública e na Administração Privada é correto afirmar:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: D - Na Administração Privada há autonomia decisória, enquanto que no aspecto organizacional a Administração Pública é afetada por forças externas.

Vamos entender o tema abordado pela questão e justificar a alternativa correta.

Convergências e Diferenças entre a Gestão Pública e a Gestão Privada

A Administração Pública e a Administração Privada possuem objetivos, métodos e restrições diferentes, embora ambas visem otimizar recursos e alcançar eficiência em suas operações.

Autonomia Decisória: Na Administração Privada, as decisões são tomadas com maior flexibilidade e autonomia, focadas no lucro e na eficiência dos negócios. Os gestores das empresas privadas têm mais liberdade para tomar decisões rapidamente, sem a necessidade de seguir processos burocráticos ou lidar com pressões políticas diretas.

Por outro lado, na Administração Pública, as decisões são fortemente influenciadas por forças externas, tais como leis, regulamentos, políticas públicas e ingerências políticas. Isso limita a autonomia dos gestores públicos, que precisam balancear diversos interesses e seguir rigorosos processos formais.

Análise das Alternativas:

Alternativa A: Incorreta. Na Administração Pública, a autonomia decisória é limitada e há uma grande influência de ingerências políticas.

Alternativa B: Incorreta. O funcionamento da Administração Pública tem um impacto político significativo, muitas vezes maior do que na Administração Privada, pois envolve o uso de recursos públicos e a prestação de serviços essenciais à população.

Alternativa C: Incorreta. Enquanto a Administração Privada é orientada para o lucro, a Administração Pública é voltada para o bem-estar social e serviços ao cidadão.

Alternativa D: Correta. Como vimos, na Administração Privada há maior autonomia decisória, enquanto a Administração Pública é afetada por forças externas que limitam essa autonomia.

Alternativa E: Incorreta. A rentabilidade é crucial para a Administração Privada, pois dela depende o crescimento e a sustentabilidade dos negócios. Na Administração Pública, o foco está na eficiência e na eficácia do uso dos recursos públicos, não na rentabilidade.

Espero que essa explicação tenha ajudado a entender melhor as diferenças e convergências entre a Gestão Pública e a Gestão Privada, bem como a justificativa para a alternativa correta.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra D

a) Na Administração Pública, ao contrário da Administração Privada, há autonomia decisória e baixos impactos de ingerências políticas no processo de gestão.  Na administração pública, o administrador segue o princípio da legalidade, onde apenas pode deliberar o que consta na legislação, havendo pouco ou nenhum espaço para autonomia nas suas decisões.

b) Na Administração Pública um bom ou mau funcionamento não tem impacto político maior que na Administração Privada. Na administração pública há sim impacto político, visto que o Estado arrecada dos seus contribuintes através impostos, taxas e contribuições de melhoria para retornar com um bom serviço público e em pleno funcionamento.

c) Enquanto que a Administração Pública é orientada para o lucro, a Administração Privada é orientada para o bem-estar social e serviços ao cidadão. É exatamente ao contrário, a Administração Privada visa o lucro, enquanto a Administração Pública é focada no bem-estar social e nos serviços ao cidadão.

d) Na Administração Privada há autonomia decisória, enquanto que no aspecto organizacional a Administração Pública é afetada por forças externas. Correto. Levando em consideração que a Administração Privada também sofre impactos de forças externas, que dentro da matriz SWOT são oportunidades e ameaças.

e) A rentabilidade é vital para a Administração Pública, enquanto para a Administração Privada a rentabilidade dos produtos e serviços não é vital para o seu crescimento. A rentabilidade é vital para a Administração Privada.
Letra D, claro!

Praticamente não é necessário conhecimento na matéria para responder à questão.

"Enquanto que a Administração Pública é orientada para o lucro, a Administração Privada é orientada para o bem-estar social e serviços ao cidadão." Pelo amor de Deus!
Quais são as forças externas que afetam a Administração Pública? Uma vez que ela não participa de competição mercadológica e não há a possibilidade dela "falir", afinal, independentemente de haver um retorno de serviço prestado por parte dela nós não a financiamos assim mesmo?

Legislação é uma força externa que afeta a administração pública em seu aspecto organizacional. 

Concordo com o Marcus.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo