Com relação ao emprego das classes de palavras no texto, as...
Texto 1
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (2)
- Comentários (8)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab. C
a) Errada. A substituição do artigo definido sublinhado no trecho “Visando a conscientizar e a alertar a população” (linha 1) pelo indefinido uma preservaria o sentido original. Justificativa: O artigo definido delimita o termo a que faz referência, já o indefinido remete a um sentido vago. Logo, a substituição de um por outro não preserva o sentido original.
b) Errada. A forma verbal sublinhada na oração “o CREMEB aderiu ao Setembro Verde” (linhas 2 e 3) indica uma ação ainda em curso no momento em que o texto foi produzido. Justificativa: O verbo está conjugado no pretérito perfeito do indicativo, que expressa um fato ocorrido num momento anterior ao atual e que foi totalmente terminado.
c) CORRETA. O vocábulo sublinhado na construção “cor alusiva” (linha 4) funciona como adjetivo, pois especifica um substantivo, caracterizando-o.
d) Errada. O pronome “Destes” (linha 7) foi empregado para se referir ao termo “1,9 mil”, que aparece na sequência da oração. Justificativa: Faz referência aos '' mais de 34,3 mil pacientes que ainda estão na lista de espera de transplante no Brasil. ''
e)Errada. O vocábulo sublinhado no período “Para ser doador, não é necessário deixar nada por escrito, mas é fundamental comunicar à sua família o desejo da doação.” (linhas 8 e 9) classifica-se como conjunção, pois relaciona duas orações pela ideia de adição. Justificativa: O mas é uma conjunção adversativa, dando ideia de oposição/contraste.
Rebecca Rodrigues, parabéns pela resposta. Poderia me explicar o porquê do pronome “Destes” fazer referência ao período: ''pacientes que ainda estão na lista de espera de transplante no Brasil'' e não ao 34,3 mil????
Bjs..
Oie Washington, na verdade, o referente também inclui o termo “mais de 34,3 mil”. Acabei omitindo sem querer, já arrumei na justificativa. Obrigada, qualquer dúvida estou a disposição.
GAB: C
a) ERRADO. O sentido mudaria.
“Visando a conscientizar e a alertar a população” = A população no geral.
“Visando a conscientizar e a alertar uma população” = Dá a entender que é a população de um local específico.
b) ERRADO. A ação está no passado e foi concluída (pretérito perfeito).
- O gerúndio que indica uma ação que ainda está em curso ou que é prolongada no tempo. Transmite, assim, uma noção de duração e continuidade da ação verbal. Ex: O CREMEB está aderindo ao Setembro Verde.
c) O vocábulo sublinhado na construção “cor alusiva” (linha 4) funciona como adjetivo, pois especifica um substantivo, caracterizando-o.
d) ERRADO. O pronome “Destes” se refere a "...34,3 mil pacientes que ainda estão na lista de espera."
Deste, desta e disto: É a união da preposição de com o pronome demonstrativo este. O termo é usado para referir-se a algo que está próximo da pessoa que fala. É também utilizado no tempo presente ou para referir o que ainda será mencionado no discurso.
e) ERRADO. É uma conjunção com sentido de adversidade, oposição.
Conjunções Adversativas (mas, porém, contudo, entretanto, no entanto, todavia)
Exprimem oposição, contraste, compensação de pensamentos, por exemplo: Não fomos campeões, mas exibimos o melhor futebol.
https://www.todamateria.com.br/conjuncao/
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo