Os estudos de solos para a realização de obras de pavimentaç...
Considerando essas informações, julgue o item que se segue, acerca do processo de movimentação de terra.
São materiais classificados como de 3.ª categoria: terra em geral, piçarra ou argila, rocha em adiantado estado de decomposição, seixos, rolados ou não, com diâmetro máximo inferior a 15 cm, com qualquer teor de umidade e explorados mediante o uso de equipamentos convencionais, como motoescrêiperes e pás-carregadoras.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Esta é a definição de material de primeira categoria. O blog da pink
http://blogs.pini.com.br/posts/Engenharia-custos/material-de-1-2-e-3-categorias-318190-1.aspx
Traz a seguinte definição para material de terceira categoria:
Compreende os materiais com resistência ao desmonte mecânico equivalente à rocha não alterada, e blocos de rocha com diâmetro médio superior a 1,00 m, ou de volume igual ou superior a 2 m³, cuja extração e redução, a fim de possibilitar o carregamento, se processem com o emprego contínuo de explosivos.
Fornece ainda um quadro resumo.
No corte os materiais são classificados em:
-
- materiais de 1ª categoria: terra em geral, piçarra ou argila, rochas em decomposição e seixos com diâmetro máximo de 15cm.
-
- materiais de 2ª categoria: rocha com resistência à penetração mecânica inferior ao do granito.
-
- Materiais de 3ª categoria: rochas com resistência à penetração mecânica igual ou superior ao granito.
http://odaircardoso.com/pdf/construcao/terraplanagem.pdf
1° CATEGORIA
terra em geral, piçarra ou argila, rocha em adiantado estado de decomposição, seixos 1 rolados ou não, com diâmetro máximo inferior de 15 cm, qualquer que seja o teor de umidade, compatíveis com a utilização de “dozer”, “scraper” rebocado ou motorizado
2° CATEGORIA
(segundo o Manual de Implantação Básica do DNIT): “rocha com resistência à penetração mecânica inferior ao granito, blocos de pedra de volume inferior a 1m³, matacões e pedras de diâmetro médio superior a 15 cm, cuja extração se processa com emprego de explosivo ou uso combinado de explosivos, máquinas de terraplenagem e ferramentas manuais comuns”;
(segundo a Norma DNIT 106/2009-ES): “compreende os solos de resistência ao desmonte mecânico inferior à da rocha não alterada, cuja extração se processe por combinação de métodos que obriguem a utilização do maior equipamento de escarificação exigido contratualmente; a extração eventualmente pode envolver o uso de explosivos ou processo manual adequado. Estão incluídos nesta categoria os blocos de rocha de volume inferior a 2 m³ e os matacões ou pedras de diâmetro médio compreendido entre 0,15 m e 1,00 m”.
3° CATEGORIA
(segundo o Manual de Implantação Básica do DNIT): rocha com resistência à penetração mecânica superior ou igual à do granito e blocos de rocha de volume igual ou superior a 1 m³, cuja extração e redução, para tornar possível o carregamento, se processam com o emprego contínuo de explosivo.
(segundo a Norma DNIT 106/2009-ES): compreende os materiais com resistência ao desmonte mecânico equivalente à rocha não alterada e blocos de rocha com diâmetro médio superior a 1,00m, ou de volume igual ou superior a 2 m³, cuja extração e redução, a fim de possibilitar o carregamento, se processem com o emprego contínuo de explosivos.
" terra em geral, piçarra ou argila, rocha em adiantado estado de decomposição, seixos, rolados ou não, com diâmetro máximo inferior a 15 cm"....
Definição de material de 1º categoria
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo