A empresa FIGA celebrou contrato de experiência com Ana pel...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (27)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão abordando o tema dos contratos de experiência no Direito do Trabalho. Este tipo de contrato é regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), especificamente no artigo 445, parágrafo único, que determina regras sobre a duração e prorrogação desses contratos.
Alternativa Correta: A - A empresa poderá prorrogar o contrato uma única vez pelo prazo máximo de 60 dias.
De acordo com a CLT, o contrato de experiência pode ter um prazo máximo de 90 dias. Ele pode ser celebrado inicialmente por um período menor e ser prorrogado, mas apenas uma vez, e o total não pode ultrapassar 90 dias. Assim, se o contrato inicial foi de 30 dias, ele pode ser prorrogado por mais 60 dias para atingir o máximo permitido.
Exemplo Prático: Imagine que Maria foi contratada por 45 dias para um período de experiência. A empresa pode optar por prorrogar esse contrato por mais 45 dias, totalizando 90 dias, mas não pode ultrapassar esse limite.
Por que as outras alternativas estão incorretas?
B - Esta alternativa está errada porque a CLT permite a prorrogação, desde que se respeite o limite total de 90 dias.
C - Está incorreta porque menciona um prazo máximo total de 120 dias, o que não é permitido pela CLT. O máximo é 90 dias.
D - É incorreta pois afirma que a prorrogação pode ser de 90 dias, mas o prazo inicial de 30 dias somado a 90 dias ultrapassaria o limite de 90 dias totais.
E - Esta alternativa está errada porque, embora permita múltiplas prorrogações, o prazo total mencionado de 90 dias não admite mais de uma prorrogação.
Uma possível pegadinha na questão é a confusão entre o número de prorrogações permitidas e o prazo total do contrato de experiência. Lembre-se que a CLT permite apenas uma prorrogação, respeitando o limite total de 90 dias.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A presente questão cobrou a literalidade dos artigos 445 e 451 consolidados.
Art. 445 -Parágrafo único. O contrato de experiência não poderá exceder de 90 (noventa) dias.
Art.451- O contrato de trabalho por prazo determinado que, tácita ou expressamente, for prorrogado mais de uma vez passará a vigorar sem determinação de prazo.
O contrato de experiência é uma modalidade de contrato por prazo determinado, sendo que o seu prazo máximo é de 90 dias, sendo admitida a prorrogação por uma única vez, não ultrapassando o prazo de 90 dias.
Na questão em comento, a empresa contratou a empregada pelo prazo de 30 dias, sendo assim, ela não ultrapassou o período de 90 dias (CLT,Art 445, Paragráfo Único).
Esse contrato de experiência poderá ser prorrogado uma única vez(CLT,Art 451), por mais 60 dias(30 dias + 60 dias=90 dias).
Portanto, a alternativa "a" é a correta.
A FCC colocou a alternativa "d" no intuito de confudir o candidato com o prazo máximo de 90 dias do art.445 parágrafo único/CLT.
TST - SUM-188 CONTRATO DE TRABALHO. EXPERIÊNCIA. PRORROGAÇÃO (mantida) - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003
O contrato de experiência pode ser prorrogado, respeitado o limite máximo de 90 (noventa) dias.
O contrato pode ser prorrogado uma única vez. É importante ressaltar que essa prorrogação é no máximo 60 dias pois o período do contrato de experiência é de, no máximo, 90 dias.
Sobre o assunto, é importante a leitura dos seguintes dispositivos da CLT.
Art. 445 - O contrato de trabalho por prazo determinado não poderá ser estipulado por mais de 2 (dois) anos, observada a regra do art. 451. (Redação dada pelo Decreto-lei nº 229, de 28.2.1967)
Parágrafo único. O contrato de experiência não poderá exceder de 90 (noventa) dias.
Art. 451 - O contrato de trabalho por prazo determinado que, tácita ou expressamente, for prorrogado mais de uma vez passará a vigorar sem determinação de prazo. (Vide Lei nº 9.601, de 1998)
Art. 452 - Considera-se por prazo indeterminado todo contrato que suceder, dentro de 6 (seis) meses, a outro contrato por prazo determinado, salvo se a expiração deste dependeu da execução de serviços especializados ou da realização de certos acontecimentos.
Logo, o que acontece se o contrato de experiência for prorrogado por mais de uma vez? O mesmo vigorá sem determinação de prazo. Ou seja, deve ser respeitado o período de 90 dias e o limite de prorrogações.
Bons estudos e fiquem com Deus!
Lembrando que é válida a prorrogação de 45 por mais 45 dias, ou mesmo 30 dias por mais 60 dias. Porém, se houverem três prorrogações, por exemplo, 30+30+30 dias, mesmo não ultrapassando o prazo de 90 dias, será conciderado contrato por prazo indeterminado.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo