Paciente com sete anos de idade apresenta fratura complicada...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2801339 Odontologia

Paciente com sete anos de idade apresenta fratura complicada de coroa de um incisivo central superior, com grande exposição da polpa. A terapêutica imediata após o traumatismo é:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a A - Pulpotomia com colocação de hidróxido de cálcio.

Vamos discutir por que essa é a escolha certa. Quando lidamos com uma fratura complicada de coroa em um paciente pediátrico, como é o caso de uma criança de sete anos, a exposição da polpa requer atenção especial. Nessa idade, o tratamento da polpa visa preservar a vitalidade do dente e permitir o desenvolvimento contínuo da raiz.

A pulpotomia é um procedimento que remove a polpa inflamada da câmara pulpar, mantendo a parte radicular da polpa vital. Após a remoção da polpa, o hidróxido de cálcio é utilizado por suas propriedades de indução de reparo em tecidos dentários e por promover a formação de dentina reparativa, além de ser antibacteriano.

Alternativas incorretas:

B - Capeamento direto com hidróxido de cálcio: Essa opção seria indicada se a exposição pulpar fosse mínima, como uma exposição por cárie ou uma microexposição traumática. No entanto, em uma fratura complicada com grande exposição, o capeamento direto pode não ser suficiente para proteger a polpa.

C - Pulpotomia e formocresol: O uso de formocresol é controverso devido ao seu potencial citotóxico e preocupações com a segurança em longo prazo. Embora ainda seja usado em algumas práticas, não é o tratamento de escolha atual, especialmente quando alternativas mais seguras estão disponíveis.

D - Pulpectomia e obturação do canal: A pulpectomia e obturação do canal são procedimentos indicados para dentes que não podem manter a vitalidade pulpar ou em casos de infecção severa e irreversível da polpa. Para uma criança de sete anos, a preferência é sempre preservar ao máximo a vitalidade pulpar e o crescimento radicular.

E - Pulpotomia e glutaraldeído: Semelhante ao formocresol, o glutaraldeído é utilizado como agente fixador, mas não é o tratamento de primeira escolha devido a preocupações similares com biocompatibilidade e potencial para causar necrose pulpar.

Portanto, a alternativa A é a mais adequada para o cenário descrito. A pulpotomia com hidróxido de cálcio é uma abordagem conservadora que ajuda a preservar a vitalidade pulpar e facilita o desenvolvimento radicular.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo