Uma paciente de 76 anos de idade, com diagnóstico, há se...
Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1069581
Medicina
Uma paciente de 76 anos de idade, com diagnóstico, há seis meses, de leucemia linfocítica crônica, Binet C, com deleção do 17p, deu entrada no pronto‐socorro. Tem antecedentes de hipertensão arterial leve controlada com losartana 50 mg/dia. A equipe médica indicou início do tratamento com ibrutinibe 420 mg VO após falha de resposta ao tratamento prévio. Após dois meses de uso do ibrutinibe, a paciente procurou atendimento de urgência com quadro de dispneia aos mínimos esforços e palpitações com início há duas semanas. Ao exame físico, verificou‐se pulso irregular sem sinais de instabilidade hemodinâmica, sendo confirmada pelo eletrocardiograma fibrilação atrial (FA) e sendo iniciada anticoagulação plena com warfarina e controle da FA. Nas últimas 24 h, a paciente evoluiu com dor lombar de forte intensidade à direita, sendo revelado pela tomografia de abdome um sangramento espontâneo de retroperitôneo.
Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta o mecanismo fisiopatológico dos eventos adversos relacionados ao ibrutinibe.
Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta o mecanismo fisiopatológico dos eventos adversos relacionados ao ibrutinibe.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A alternativa correta é a B. O ibrutinibe é uma droga inibidora da tirosina quinase de Bruton BTK, que é fundamental para a sinalização de células B malignas. No entanto, a inibição da BTK também pode afetar a ativação de plaquetas, resultando em uma maior tendência ao sangramento. Além disso, a presença de FA pode aumentar ainda mais o risco de sangramento. A opção A é incorreta, uma vez que a PI3K cardíaca não está relacionada com a FA induzida pelo ibrutinibe. A opção C é incorreta, pois os pacientes sob efeito do ibrutinibe estão em maior risco de infecção devido à supressão do sistema imunológico. A opção D é incorreta, pois a artralgia e a mialgia são efeitos adversos comuns do ibrutinibe. A opção E é incorreta, pois a warfarina pode interagir com o ibrutinibe e aumentar ainda mais o risco de sangramento.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo