Sobre os processos poluidores da água, analise e julgue se é...
( ) Numa visão global sobre processos poluidores, Barros et. al (1995) afirma que existem quatro definições propostas: contaminação, assoreamento, eutrofização e acidificação. ( ) Contaminação é o abaixamento de pH, como decorrência da chuva ácida (chuva com elevada concentração de íons H+, pela presença de substâncias químicas como dióxido de enxofre, óxidos de nitrogênio, amônia e dióxido de carbono), que contribui para a degradação da vegetação e da vida aquática. ( ) Assoreamento é o acúmulo de substâncias minerais (areia, argila) ou orgânicas(lodo) em um corpo d’água, o que provoca a redução de sua profundidade e de seu volume útil. ( ) Eutrofização é a fertilização excessiva da água por recebimento de nutrientes (nitrogênio, fósforo), causando o crescimento descontrolado (excessivo) de algas e plantas aquáticas. ( ) Acidificação é a introdução na água de substâncias nocivas à saúde e a espécies da vida aquática (exemplo: patogênicos e metais pesados).
Fonte: Brasil. Ministério da Saúde. Fundação Nacional de Saúde. Manual de controle da qualidade da água para técnicos que trabalham em ETAS / Ministério da Saúde, Fundação Nacional de Saúde. – Brasília: Funasa, 2014. 37 p.
Marque a sequência do CORRETO julgamento:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a A - V,F,V,V,F.
Para entender por que a alternativa A está correta, vamos analisar cada uma das afirmações feitas na questão:
(V) - A primeira afirmação menciona que há quatro definições propostas para processos poluidores: contaminação, assoreamento, eutrofização e acidificação. Esta é uma afirmação verdadeira. Essas categorias são comumente referenciadas em estudos ambientais e trabalhos sobre impactos em corpos aquáticos.
(F) - A segunda afirmação relaciona a contaminação ao abaixamento de pH, como consequência da chuva ácida. Na verdade, contaminação é a introdução de contaminantes na água, que podem ser químicos, físicos ou biológicos, prejudicando a qualidade da água e tornando-a insegura ou inapropriada para uso. A descrição dada se aplica melhor à acidificação.
(V) - A terceira afirmação define corretamente o assoreamento como o acúmulo de materiais, o que leva à redução da profundidade e volume útil do corpo d’água.
(V) - A quarta afirmação sobre a eutrofização está correta. Esse processo é caracterizado pelo excesso de nutrientes, principalmente nitrogênio e fósforo, que promove o crescimento descontrolado de algas e outras plantas aquáticas.
(F) - Por fim, a quinta afirmação descreve a acidificação de maneira imprecisa. Acidificação refere-se ao processo de redução do pH da água, geralmente associado à chuva ácida e à dissolução de dióxido de carbono, e não à introdução de substâncias nocivas como patogênicos e metais pesados, que são contaminantes.
Portanto, a sequência correta de julgamentos para as afirmações da questão é Verdadeiro, Falso, Verdadeiro, Verdadeiro, Falso, o que corresponde à alternativa A.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Resposta: alternativa a
Corrigindo as erradas
( F) Contaminação (acidificação) é o abaixamento de pH, como decorrência da chuva ácida (chuva com elevada concentração de íons H+, pela presença de substâncias químicas como dióxido de enxofre, óxidos de nitrogênio, amônia e dióxido de carbono), que contribui para a degradação da vegetação e da vida aquática.
( F) Acidificação (contaminação) é a introdução na água de substâncias nocivas à saúde e a espécies da vida aquática (exemplo: patogênicos e metais pesados).
Fonte: Brasil. Ministério da Saúde. Fundação Nacional de Saúde.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo