Com base apenas no trecho “Assim, médicos, pessoas jurídica...
Texto 2
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (10)
- Comentários (13)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab. D
HAJA ou HAJAM?
Leitora pergunta:: “Na frase ‘Na partida em que HAJAM jogadores convocados...’, o verbo HAVER é auxiliar para a formação da voz passiva (hajam sido/tenham sido) ou tem o sentido de ‘existir’, sendo, portanto, impessoal?”
A princípio, podemos interpretar a frase de duas maneiras:
1a) HAVER tem o sentido de “existir”. É verbo impessoal (=sem sujeito). Isso significa que só pode ser usado no SINGULAR: “Na partida em que HAJA (=existam) jogadores convocados...”
2a) É possível interpretarmos a frase na voz passiva (=com o verbo SER subentendido). Nesse caso, o termo JOGADORES seria o sujeito. O verbo HAVER seria auxiliar e deveria concordar no plural: “Na partida em que os jogadores HAJAM SIDO CONVOCADOS...”
Para saber qual das duas interpretações é a correta, é necessário conhecer o restante da frase.
O mais provável é a primeira interpretação: “...hajam jogadores convocados”.
Gabarito: D
a) Errada. O autor, se julgasse conveniente, poderia empregar, logo após o vocábulo “cidadãos”, qualquer uma das seguintes formas: baianos ou baianas, sem alteração na correção gramatical do trecho. Justificativa: O vocábulo cidadão varia de acordo com o gênero. Então, é necessário que as alterações no vocábulo sejam realizados de acordo com as formas a que ele se refere. Cidadão/Cidadãos faz referência ao masculino (baianos) e Cidadã/Cidadãs faz referência ao feminino (baiana).
b) Errada. O trecho “terão acesso a todo o conteúdo do portal” poderia ser substituído pela construção poderão acessar à todo o conteúdo do portal, sem alteração na correção gramatical. Justificativa: Antes de pronomes indefinidos não se utiliza crase!
c) Errada. Caso o autor resolvesse empregar no plural o vocábulo “perda”, o verbo “haja” deveria ser substituído pela forma hajam. Justificativa: O verbo haver com sentido de existir é impessoal, não varia porque não tem sujeito! Tem apenas objeto direto.
d) Correto. No lugar da construção “sem que haja perda de qualidade”, o autor poderia empregar a redação sem que seja perdida a qualidade, sem alteração na correção gramatical do trecho.
e)Errada. Uma redação mais apropriada para a construção “onde eles estejam acessando” seria na qual eles estejam acessando. Justificativa: Tendo em vista que o termo onde faz referência ao ''lugar'' o certo é trocá-lo por nO qual.
Onde: É utilizado para indicar um lugar, podendo ser substituído por: em que, no qual, na qual, nos quais e nas quais. Pode ser utilizado juntamente com preposições, formando as palavras aonde e donde para transmitir noções de movimento.
Exemplos:
Este é o apartamento onde vivi quando pequena.
O hotel onde ficamos era cinco estrelas.
Do local = no qual
https://www.normaculta.com.br/pronomes-relativos/
GAB: D
a) Só "baianos" estaria correto, para concordar com o termo "cidadãos"
OBS: Quando se faz referência a mulheres, o correto é "cidadãs baianas".
b) É proibido usar crase antes de pronome indefinido.
c) O verbo haver no sentido de existir é impessoal, não deve ser flexionado.
d) No lugar da construção “sem que haja perda de qualidade”, o autor poderia empregar a redação sem que seja perdida a qualidade, sem alteração na correção gramatical do trecho.
e) O correto seria: . "...independentemente do local no qual eles estejam acessando”
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo