No que diz respeito à amostragem estatística em auditoria, o...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q288317 Auditoria
No que diz respeito à amostragem estatística em auditoria, o tamanho da amostra exigida é afetado pelo nível de risco de amostragem que o auditor está disposto a aceitar.

Com base no exposto, afirma-se que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos explorar o tema central da questão, que é a amostragem estatística em auditoria. Esse tema é fundamental porque na auditoria, nem sempre é viável revisar todas as transações ou documentos de uma empresa. Em vez disso, o auditor seleciona uma amostra que representará o todo. O tamanho dessa amostra é influenciado por vários fatores, incluindo o risco de amostragem que o auditor aceita correr.

O risco de amostragem é a possibilidade de que a conclusão do auditor baseada em uma amostra seja diferente daquela que teria sido se toda a população fosse testada. Assim, o auditor precisa decidir o quanto está disposto a aceitar esse risco. Quanto menor o risco que se deseja aceitar, maior deve ser a amostra para garantir que os resultados sejam representativos. Vamos detalhar as alternativas para entender melhor:

Alternativa A: Correta. Quanto menor o risco que o auditor está disposto a aceitar, maior deve ser o tamanho da amostra. Isso ocorre porque uma amostra maior reduz o risco de que a amostra não seja representativa da população.

Alternativa B: Incorreta. A afirmação sugere que quanto maior o risco aceitável, maior a amostra, mas na realidade, se o auditor aceita mais risco, ele pode usar uma amostra menor.

Alternativa C: Incorreta. Aqui, é dito que um risco menor permitiria uma amostra menor, mas é o contrário. Menos risco requer uma amostra maior.

Alternativa D: Incorreta. Esta alternativa afirma que mais risco aceitável significa uma amostra menor, mas isso está correto até certo ponto, mas com sentido invertido ao contexto do risco e da amostra.

Alternativa E: Incorreta. Esta alternativa diz que o tamanho da amostra deve ser sempre grande, independentemente do risco, o que não leva em consideração que o tamanho ótimo da amostra depende do nível de risco aceitável.

Compreender essas dinâmicas ajuda o auditor a fazer escolhas informadas sobre o tamanho da amostra, equilibrando eficiência e segurança na auditoria.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

NBC-TA-530
Definições:
A10. O nível de risco de amostragem que o auditor está disposto a aceitar afeta o tamanho da amostra exigido. Quanto menor o risco que o auditor está disposto a aceitar, maior deve ser o tamanho da amostra.

É um pouco intuitivo... pensemos assim: em uma amostra de 100 itens encontramos 10 erros, assim 10% dos itens estão fora do esperado. Para que esse percentual diminua, considerando que a proporção de erros diminuirá, se faz necessário um aumento do número de itens nessa amostra (aumentar a amostra). Ex: 10 erros em 1.000 itens (1%). Não sei se ficou claro o exemplo, mas é nessa linha de pensamento...rs 

Gab: A

Abs.
Não sei se outras pessoas irão chegar a mesma conclusão que eu, mas pra mim a letra A e D dizem a mesma coisa!!!!! Sei que tem a literalidade da norma, por isso marquei a letra A. Mas "logicamente", a letra D é a mesma coisa da letra A. Ou seja, existe uma relação inversa entre o nível de risco que o auditor está disposta a aceitar e o tamanho da amostra!!!!! Se alguém chegar a minha mesma conclusão, ou achar que estou errado, fala aí o porquê e me manda uma mensagem........
Concordo, Carlinhos!! Qto maior o risco q o auditor está DISPOSTO ACEITAR, menor o tamanho da amostra --> Correto!!! Se ele está preparado pra aquela amostra ter "erro", então ele pode pegar uma amostra menor... tipo, se o risco q ele está disposto a aceitar for menor, então a amostra tem q ser maior, para ter a probabilidade de ter menos erro... A e D corretas!!! 

Entendi da mesma forma que os colegas, marquei a "A", mas entendo que a "D" também esteja correta...

 quanto maior o risco que o auditor está disposto a aceitar, menor deve ser o tamanho da amostra.

 

Acho que o problema da D é o jogo de palavras. A D ficaria mais correta se fosse assim:

 quanto maior o risco que o auditor está disposto a aceitar, menor PODE ser o tamanho da amostra.

Ou seja, se o auditor quer correr mais risco, ele não DEVE diminuir a amostra, ele PODE...

Não me ocorre nada com mais sentido que essa análise...

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo