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Q2229039 Educação Artística
Em depoimento para a série Disco de Bolso (n 1, 1972), organizada por Sérgio Ricardo, Tom Jobim afirma: “O homem, na ânsia do progresso, está destruindo tudo: as árvores, os rios, os animais... ao mesmo tempo em que o progresso vai resolvendo certos problemas, cria a cidade neurótica, a São Paulo, a Nova Iorque. O Rio tem o tráfego, o assalto, a metralhadora, o apartamento, o confinado, o refrigerado. Aí eu faço uma música como Matita Pereira e fica um negócio assim da pessoa ter que ir ao dicionário procurar o significado. O matita-perê é um passarinho do sertão, ele não vai nos auxiliar a comprar o detergente, a ir ao supermercado, a comprar a máquina de lavar. Assim ele começa a virar uma figura… como direi, underground?… uma figura folclórica, um ente, um saci. Ora, o que é que o barulho do Rio tem a ver com o saci? Saci não dá em apartamento!”
O Dicionário do Folclore Brasileiro, elaborado por Câmara Cascudo é uma obra de caráter nacional cuja primeira edição surgiu em 1954. Nela, Câmara Cascudo, vários amigos do autor e estudiosos revelam, sob a forma de verbetes classificados por ordem alfabética, o mundo folclórico dos folguedos populares, das figuras indígenas, dos instrumentos musicais, das danças, e de tantos outros temas da cultura brasileira.
Nas palavras do próprio autor, “nenhuma ciência possui como o folclore maior espaço de pesquisa e de aproximação humana. Ciência da psicologia coletiva, cultura geral do homem, da tradição e do milênio na atualidade, do heróico no cotidiano, é uma verdadeira História Normal do Povo.”
A respeito do folclore, na perspectiva de Luiz Câmara Cascudo que, nas palavras de Antonio Carlos Jobim encontra eco, assinale V (verdadeiro) e F (falso) para as afirmações a seguir:
( ) O folclore se refere exclusivamente ao conjunto de lendas e mitos sobre a cultura brasileira, como o Saci.
( ) Refere-se a um conjunto de tradições e criações culturais sociais que, apesar de fundado em uma ancestralidade, não está parado no tempo, mas sim sofre constantes transformações e influências da realidade social e cultural de cada época.
( ) Trata-se do conjunto das criações culturais de uma comunidade, baseado nas suas tradições expressas individual ou coletivamente, representativo de sua identidade social.
( ) Constituem-se fatores de identificação da manifestação folclórica: aceitação coletiva, tradicionalidade, dinamicidade, funcionalidade.
A alternativa que apresenta a sequência correta para preenchimento dos parênteses é: 
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