Leia o texto a seguir. Nas grandes fazendas de café do Esta...
Nas grandes fazendas de café do Estado de São Paulo, a insatisfação do proletariado rural exprimiu-se por formas semelhantes às do meio urbano, mas a possibilidade de manifestá-la foi bastante limitada. A massa de imigrantes, introduzida em terra estranha, dispersou-se por fazendas isoladas, impossibilitando contatos que reforçassem a tomada de consciência de uma condição comum e o esboço de uma ação reivindicatória. No interior da fazenda, o fazendeiro detinha poderes absolutos, dominava as instituições do Estado (polícia, magistratura), colocadas a seu serviço. Era fácil também isolar os portadores do bacilo radical, pela simples proibição da entrada de elementos estranhos.
FAUSTO, Boris. Trabalho urbano e conflito social. 1890-1920. 4. Ed. São Paulo: Difel, 1986, p. 21. [Adaptado].
Como efeito na atuação dos movimentos sociais, tal situação ensejou a
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (8)
- Comentários (0)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é A - dificuldade de organizar greves.
Vamos discutir o tema proposto pela questão, que aborda as dificuldades enfrentadas pelo proletariado rural nas grandes fazendas de café no Estado de São Paulo, especialmente no final do século XIX e início do século XX. Esse período é marcado pela introdução maciça de imigrantes, que eram dispersos em fazendas isoladas, dificultando a organização e a comunicação entre os trabalhadores.
O texto de Boris Fausto destaca que, no contexto das fazendas paulistas, o poder do fazendeiro era quase absoluto, controlando não apenas a propriedade, mas também instituições do Estado como a polícia e a magistratura. Isso dava ao fazendeiro a capacidade de reprimir qualquer tentativa de organizar movimentos sociais ou reivindicatórios, dificultando a realização de greves.
Justificativa da alternativa correta:
Alternativa A: A dificuldade de organizar greves é a consequência direta da dispersão dos trabalhadores e do poder absoluto dos fazendeiros. Sem a possibilidade de comunicação e organização, os trabalhadores tinham pouca oportunidade de se unir para reivindicar melhores condições de trabalho, tornando a organização de greves um desafio significativo.
Justificativa das alternativas incorretas:
Alternativa B: A inexistência de movimento social não é correta porque, apesar das dificuldades, movimentos sociais e formas de resistência existiam, ainda que limitados.
Alternativa C: A incapacidade de propaganda não é abordada diretamente no texto. O foco está mais na repressão e na falta de organização do que na falta de capacidade de disseminar propaganda.
Alternativa D: A impossibilidade de inserção não se aplica ao contexto do texto, que trata da dificuldade de organização e não da inserção dos trabalhadores em algum sistema ou sociedade.
Alternativa E: A multiplicidade de filiações partidárias não é mencionada no texto e não é relevante para o contexto das dificuldades enfrentadas nas fazendas de café.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo