Assinale a alternativa em que a frase está redigida de acor...
Leia o texto para responder à questão.
Vira e mexe alguns blogs maternos publicam textos sobre “As vantagens de ser mãe de menina” ou “Por que é bom ser mãe de menino”: “meninos não têm frescura”, “meninas são mais delicadas”, “eles são mais corajosos”, “elas são mais choronas” e por aí vai. Leio isso e tenho vontade de gritar por ver estereótipos de gênero tão pesados serem perpetuados sem nenhuma reflexão. Já pensou que seu filho é uma figura única e a infinidade de coisas que pode ser ou sentir não cabe em listas, caixas ou rótulos? Pior: que você definir como ele deve ser ou se comportar dependendo de seu gênero pode ser muito, muito cruel?
Aos meninos são permitidas vivências mais amplas. Eles podem subir muros, escalar os brinquedos do playground, enquanto as meninas não, veja bem, vai sujar seu sapato de princesa, filha, vai mostrar sua calcinha, não pega bem, filha, não é assim que uma menina brinca. E por isso, só por isso, que se perpetua a ideia de que os meninos são mais “aventureiros” e “danados” e as meninas mais “cuidadosas”. Fazemos as meninas mais infelizes, isso sim.
Ser menino também pode não ser fácil, principalmente se os pais acreditarem que podem definir o que ele deve sentir ou gostar. Meu filho adorava brincar com os carrinhos de boneca das meninas do playground do prédio. Só depois de eu dizer que “tudo bem” as mães ou babás ficavam à vontade em deixá-lo empurrar as bonecas ou carregá-las. Por que tanto receio? O que um menino pode virar depois de brincar de boneca? Um pai carinhoso e dedicado no futuro?
Uma vez, em uma loja de brinquedos, meu filho ficou empolgadíssimo ao ver uma pia que funcionava de verdade, com uma torneirinha de água. E pediu muito para que eu comprasse. As opções de cores deixavam claro para quem o brinquedo era fabricado: só havia pias rosa e lilás. “Esse brinquedo é de menina”, alertou a vendedora, cheia de boa vontade, como se eu estivesse me distraído e não percebido o “engano” ao considerar a compra. Eu disse para ela que na minha casa lavar louça é uma atividade unissex, que o pai do meu filho encara muito prato e panela suja e, por isso, brincar de casinha é uma brincadeira de menino sim. Meu filho saiu da loja feliz da vida com seu brinquedo rosa que, aliás, para ele é só uma cor, como outra qualquer. O avô estranhou o presente até eu levá-lo à reflexão: “Quantas pias de louça suja você lavou e lava na sua vida, para manter sua casa em ordem?” E só daí meu pai percebeu o tamanho da bobagem que fazia ao acreditar que lavar louça é uma atividade exclusivamente feminina.
E para quem gosta de listas, proponho uma única: “As vantagens de ser mãe de uma criança feliz.” É essa que eu espero estar escrevendo, no dia a dia, ao não determinar como meu filho pode ou não ser.
(Rita Lisauskas, A crueldade de dividir o mundo entre “coisas de menino” e
“coisas de meninas”. Disponível em: <vida-estilo.estadao.com.br>. Acesso
em 10-02-2016. Adaptado)
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (6)
- Comentários (11)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Interpretação da Questão: A questão aborda a concordância nominal e verbal, que é a relação de concordância entre substantivos, adjetivos, pronomes e verbos. O objetivo é identificar a frase que segue as normas da gramática padrão da Língua Portuguesa.
Alternativa Correta: A alternativa C - Basta-nos pensar que nossos filhos são figuras únicas. está correta. Aqui, o verbo "bastar" concorda no singular com o pronome "nos", e a estrutura da frase está adequada às normas gramaticais. O uso do pronome "nos" indica que a ação é reflexiva, envolvendo os falantes diretamente. Isso respeita a norma-padrão da concordância.
Justificativa das Alternativas Incorretas:
A - Só existia nas lojas de brinquedo pias rosas e lilases. Esta frase apresenta erro de concordância, pois o verbo "existia" deve concordar com o sujeito "pias", que está no plural. O correto seria "Só existiam nas lojas de brinquedo pias rosas e lilases."
B - Os avós dele achou estranho o presente até eu levá-los à reflexão. Aqui, o verbo "achou" está no singular e não concorda com o sujeito "Os avós", que está no plural. O correto seria "Os avós dele acharam estranho o presente até eu levá-los à reflexão."
D - As vendedoras alertaram que nenhum desses brinquedos eram de meninas. Nesta frase, o erro está na concordância do verbo "eram", que deve estar no singular para concordar com "nenhum". O correto seria "As vendedoras alertaram que nenhum desses brinquedos era de meninas."
E - E só daí foi percebido por meu pai as bobagens que fazia. O erro aqui está na construção da frase. O correto seria "E só daí meu pai percebeu as bobagens que fazia." A estrutura original utiliza uma voz passiva inadequada, dificultando a clareza do que se quer expressar.
Com isso, a única alternativa que está de acordo com as normas de concordância é a alternativa C.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Nenhum, seguido de nome ou pronome no plural, exige o verbo no singular:
por que a C e não a D????
Gabarito: Letra C
Basta-nos pensar que nossos filhos são figuras únicas.
O que basta ? Pensar que nossos filhos são figuras únicas
Concordância muito parecida com o do verbo "caber"
O erro da letra D:
As vendedoras alertaram que nenhum desses brinquedos eram de meninas
Nessa situação o verbo "era" deveria estar no singular, visto que deve concordar com o seu sujeito "nenhum"
Correção: Nenhum desses brinquedos era de menina.
Por que não concorda o verbo com a pessoa?
Poderia ser reescrita como "Basta nós pensarmos..."
Por que fica "Basta-nos pensar", e não "Basta-nos pensarmos"
Alguém poderia explicar melhor essa alternativa.
Além disso, qual o erro da alternativa E
Na C o sujeito é oracional, logo o verbo deve estar no singular. Acredito que seja por isso, se eu estiver errado me corrijam por favor
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo