O tromboembolismo pulmonar (TEP) consiste na obstrução da c...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2402560 Medicina
O tromboembolismo pulmonar (TEP) consiste na obstrução da circulação arterial pulmonar por coágulos sanguíneos oriundos da circulação venosa sistêmica, geralmente do sistema venoso profundo dos membros inferiores, com redução ou cessação do fluxo sanguíneo pulmonar para a área afetada. De acordo com a temática, analise os itens a seguir:


I. A intensidade das alterações hemodinâmicas e ventilatórias da embolia pulmonar depende, principalmente, da extensão da obstrução vascular pulmonar e da existência ou não de cardiopatia ou pneumopatia preexistente.

II. O Cor pulmonale agudo é resultante da obstrução de mais de 80% do leito vascular pulmonar, sendo o quadro clínico geralmente grave e muito frequente, com repercussão hemodinâmica importante, levando ao colapso circulatório.

III. Na radiografia simples de tórax do paciente que cursa com TEP sem infarto é possível observar oligoemia com a área pulmonar afetada apresentando hipertransparência (sinal de Palla).


Mediante a análise dos itens supracitados, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa correta é a D, onde apenas o item I está correto. O item I afirma que a intensidade das alterações hemodinâmicas e ventilatórias da embolia pulmonar depende principalmente da extensão da obstrução vascular pulmonar e da existência de condições preexistentes no coração ou pulmão (cardiopatia ou pneumopatia). Isso é verdade, pois a gravidade do tromboembolismo pulmonar (TEP) está relacionada tanto ao tamanho e localização da obstrução quanto ao status cardiovascular e pulmonar prévio do paciente. O item II, por sua vez, está incorreto por afirmar que o cor pulmonale agudo é resultante da obstrução de mais de 80% do leito vascular pulmonar e que é um quadro sempre grave e muito frequente. Na verdade, o cor pulmonale refere-se a alterações no ventrículo direito do coração causadas por uma resistência elevada na circulação pulmonar, geralmente devido a doenças pulmonares crônicas. A embolia pulmonar pode levar ao cor pulmonale, mas não é correto dizer que sempre ocorre com a obstrução de mais de 80% do leito vascular pulmonar, nem que é sempre muito frequente. O item III está incorreto ao afirmar que o sinal de Palla, que indica hipertransparência na radiografia de tórax, é visível em casos de TEP sem infarto. Na verdade, o sinal de Westermark, que indica a presença de um área de oligoemia (ou seja, a diminuição do fluxo sanguíneo para uma área do pulmão), pode ser um achado radiológico em casos de TEP. O sinal de Palla se refere à dilatação da artéria pulmonar, que pode ser observada em alguns casos de TEP, mas não está relacionado diretamente à hipertransparência ou à presença de oligoemia. Portanto, a alternativa correta é a D, que afirma que somente o item I está correto.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo