Em relação aos conceitos e princípios arquivísticos e a assu...
Em relação aos conceitos e princípios arquivísticos e a assuntos correlatos, julgue o item.
A aquisição é a função arquivística que contempla a
entrada de documentos nos arquivos corrente,
intermediário e permanente, por meio de permuta,
doação e compra.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é: E - errado
Vamos entender o porquê.
Em Arquivologia, a aquisição é uma função que está relacionada à entrada de documentos nos arquivos. No entanto, a definição apresentada na questão contém alguns pontos que precisam ser ajustados.
A aquisição geralmente abrange a entrada de documentos em arquivos permanentes, e não necessariamente nos arquivos corrente e intermediário. Isso porque documentos em arquivos corrente e intermediário são geridos principalmente por processos administrativos e de gestão documental da própria instituição.
Além disso, os métodos de aquisição mencionados na questão - permuta, doação e compra - são comumente aplicados aos arquivos permanentes. Esses métodos são utilizados para ampliar acervos históricos ou culturais, adquirindo documentos de valor permanente que não foram produzidos pela própria instituição, mas que possuem relevância para a memória institucional ou social.
Portanto, ao afirmar que a aquisição de documentos ocorre nos arquivos corrente, intermediário e permanente por meio de permuta, doação e compra, a questão está incorreta, pois essa prática é comum apenas para arquivos permanentes.
Correção: A função de aquisição é mais adequada para arquivos permanentes e envolve métodos como permuta, doação e compra. Arquivos correntes e intermediários lidam com documentos produzidos e recebidos no curso das atividades da instituição, seguindo o ciclo vital dos documentos.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
COMPRA: errado
Aquisição, pode existir na fase corrente, intermediária e permanente- refere-se a entrada no arquivo corrente, transferência e recolhimento.
É mais usual no arquivo permanente, abrange também a doação, a dação, o depósito e o empréstimo sob custódia temporária, a microfilmagem de documentos pertencentes a outras instituições, mas têm o interesse fundamental ao fundo em custódia.
A aquisição de documentos arquivísticos digitais tem que ser ainda mais rigorosa que a dos documentos em suporte físico, pois há necessidade de verificação e validação dos procedimentos que assegurem a confiabilidade, autenticidade e completude do documento recebido.
(SANTOS, 2008)
Aquisição: Ingresso de documentos em arquivo, seja por comodato, compra, custódia, dação, depósito, doação, empréstimo, legado, permuta, recolhimento, reintegração ou transferência. Ocorre ao longo de todas as idades e tem como produto final o incremento do fundo de arquivo.
Sinceramente, não entendi o erro.
Fonte; PDF do Estratégia.
A função de aquisição é mais adequada para arquivos permanentes e envolve métodos como permuta, doação e compra. Arquivos correntes e intermediários lidam com documentos produzidos e recebidos no curso das atividades da instituição, seguindo o ciclo vital dos documentos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo