Aneurisma, segundo a definição do Subcommitte on Reporting ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2402569 Medicina
Aneurisma, segundo a definição do Subcommitte on Reporting Stan-dard foard for Arterial Aneurysms, é uma dilatação permanente localizada, ou seja, focal de uma artéria, tendo pelo menos 50% de aumento comparado ao diâmetro normal esperado para a artéria em questão. De acordo com a patologia em questão, assinale a alternativa que apresenta apenas etiologias verdadeiras de aneurismas.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: A - Síndrome de Marfan e Sífilis

Vamos entender a questão e a justificativa para cada alternativa:

Aneurisma é uma dilatação permanente localizada de uma artéria, representando um aumento de pelo menos 50% comparado ao diâmetro normal da artéria. Esse aumento pode ser causado por diversas etiologias, que são fatores ou condições que levam ao desenvolvimento de aneurismas.

Alternativa A: Síndrome de Marfan e Sífilis

A Síndrome de Marfan é um distúrbio genético que afeta o tecido conjuntivo, resultando em dilatações arteriais e possíveis aneurismas. A Sífilis, particularmente em sua fase terciária, pode causar aortite sifilítica, levando a aneurismas. Portanto, ambas são etiologias verdadeiras de aneurismas.

Correta

Alternativa B: Síndrome do desfiladeiro e esclerose tuberosa

A Síndrome do Desfiladeiro (ou Síndrome do Desfiladeiro Torácico) envolve compressão nervosa e/ou vascular, mas não é conhecida por causar aneurismas. A Esclerose Tuberosa é uma doença genética que causa tumores benignos em múltiplos órgãos, mas não está associada à formação de aneurismas.

Incorreta

Alternativa C: Arterite de Behçet e lúpus eritematoso sistêmico

A Arterite de Behçet é uma vasculite que pode envolver grandes artérias e causar aneurismas. O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença autoimune que pode envolver vasos sanguíneos, mas os aneurismas não são uma característica predominante de LES.

Incorreta

Alternativa D: Síndrome de Patau e displasia fibromuscular

A Síndrome de Patau (Trissomia 13) está associada a várias malformações congênitas, mas não especificamente a aneurismas. A Displasia Fibromuscular é uma condição que afeta as artérias médias, podendo ocasionalmente causar aneurismas, mas não é uma etilogia comum.

Incorreta

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão aborda a definição de um aneurisma e solicita a identificação de etiologias verdadeiras para tal condição. A resposta correta é a alternativa A, que aponta a Síndrome de Marfan e a Sífilis como etiologias verdadeiras de aneurismas. A Síndrome de Marfan é uma desordem do tecido conjuntivo que afeta frequentemente o sistema cardiovascular, aumentando o risco de aneurismas da aorta devido à fraqueza da parede arterial. A Sífilis, especialmente na sua fase terciária, pode causar aneurismas sifilíticos da aorta devido à inflamação e dano subsequente à parede do vaso sanguíneo. As outras alternativas incluem condições que não estão diretamente associadas ao desenvolvimento de aneurismas. A Síndrome do desfiladeiro torácico (alternativa B) afeta principalmente os nervos e vasos sanguíneos na passagem entre o pescoço e a axila, a esclerose tuberosa (também alternativa B) é uma doença genética que causa crescimento de tumores benignos em órgãos vitais, mas não é diretamente associada a aneurismas. A Arterite de Behçet e o lúpus eritematoso sistêmico (alternativa C) podem causar inflamação dos vasos sanguíneos, mas não estão classicamente associados ao desenvolvimento de aneurismas. Por fim, a Síndrome de Patau (alternativa D) é uma trissomia do cromossomo 13 e não está relacionada com aneurismas, enquanto a displasia fibromuscular (também alternativa D) afeta o tecido médio dos vasos sanguíneos mas não é uma causa clássica de aneurismas arteriais. Assim, a alternativa A é a única que lista duas causas associadas diretamente com o desenvolvimento de aneurismas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo