As impressoras matriciais já estão obsoletas e, caso estejam...
já tem instalados os programas e periféricos necessários a execução
dessas tarefas. Julgue os itens subsequentes, a respeito do uso dos
periféricos e dos programas necessários ao bom uso do computador.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
As impressoras matriciais realmente são obsoletas e tem alto nível de ruído comparada às demais. No entanto, seu baixo custo em consumo de material é sua maior qualidade.
Uma impressora matricial (português brasileiro) ou impressora de agulhas (português europeu) é um tipo de impressora de impacto, cuja cabeça é composta por uma ou mais linhas verticais de agulhas, que ao colidirem com uma fita impregnada com tinta (semelhante a papel químico), imprimem um ponto por agulha. Assim, o deslocamento horizontal da cabeça impressora combinado com o acionamento de uma ou mais agulhas produz caracteres configurados como uma matriz de pontos.A definição (qualidade) da impressão depende, basicamente, do número de agulhas na cabeça de impressão, da proximidade entre essas agulhas e da precisão do avanço do motor de acionamento da cabeça de impressão. As impressoras mais frequentemente encontradas têm 9, 18 ou 24 agulhas.
Embora já sejam consideradas antigas, ainda encontram uso em aplicações, tais como:
* Impressão de documentos fiscais, devido a possibilidade de imprimir usando papel carbono;
* Sistemas onde é necessário manter um custo baixo;
* Grandes volumes de impressão.
como pode-se afirmar que elas DEVEM ser substituídas??
espero ter ajudado.
abraço
Ainda é possível encontrar impressoras matriciais em uso em vários estabelecimentos, já que elas são bastante duráveis e têm baixo custo em relação aos seus suprimentos.
As impressoras matriciais (classificadas em uma categoria chamada impressoras de impacto) são baseadas, essencialmente, em dois tipos de tecnologia:
- Impressora margarida: este tipo de impressora tem funcionamento semelhante às clássicas máquinas de escrever. O dispositivo que equivale à cabeça de impressão contém diversos caracteres em relevo. Esse componente se movimenta de acordo com o caractere a ser impresso. Supondo, por exemplo, que é necessário imprimir a letra A, o referido mecanismo posicionará a parte que contém essa letra sobre o papel. Para a impressão ocorrer, o caractere, depois de posicionado, pressiona uma fita com tinta contra o papel, em um movimento que lembra vagamente uma batida de martelo.
- Impressora de agulha: esse é o tipo mais comum, sendo, portanto, chamado simplesmente de impressora matricial ou, ainda, impressora de matriz de pontos. Nesse padrão, a cabeça de impressão possui pequenas agulhas que, sob orientação eletromagnética, vão formando a impressão à medida em que empurram a fita de tinta contra o papel. Ou seja, nessa tecnologia, ao invés dos caracteres serem formados de uma única vez por impacto, são formados por pequenos pontos. A vantagem desse método é que também é possível imprimir imagens e gráficos, embora com certa limitação.
Livro: Renato da Costa.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo