Para a extração de RNA/DNA, uma das etapas mais importante ...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
a) Digestão das amostras com a enzima proteinase K. CORRETA. Proteinase K desnatura proteínas.
b) Extrações com misturas de solventes orgânicos como fenol e clorofórmio por repetidas vezes. CORRETA. Permitem a separação do DNA no sobrenadante enquanto as proteínas ficam na camada intermediária.
c) Solubilização em tampões de guanidina. CORRETA. O método de extração de DNA por guanidina está baseado nas propriedades de ligação de partículas de sílica ao DNA na presença de tiocianato de guanidina, que tem ação caotrópica e de inativação de nucleases. A técnica baseia-se na alteração de pH. Em condições de pH baixo (obtido pela adição de HCl), a sílica tem carga positiva para aderir à estrutura principal de ácidos nucleicos, carregados negativamente.
d) Precipitação salina. CORRETA. Técnica de salting-out que consiste na adição de grandes quantidades de sal, que causam a precipitação de macromoléculas como as proteínas, enquanto o DNA permanece em solução aquosa.
e) Solubilização em tampões ácidos (pH menor que 3,5). ERRADA.
Sobre a E: Tampões são soluções que mantêm o pH estável durante a extração. Manter um pH adequado é essencial para preservar a integridade dos ácidos nucleicos e evitar sua degradação.Então o pH de uma solução tampão utilizada na extração de DNA pode ser de 8,0 ou 7,0
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo