Leia o texto a seguir. A capacidade crítica e a autonomia d...
A capacidade crítica e a autonomia do estudante a serem desenvolvidas pela Educação Física nos IFes vão além do mero “exercitar-se”, ou de fornecer “dicas” técnicas sobre como manter o corpo saudável, ou produtivo, ao gosto do mercado de trabalho, como se fôssemos exclusivamente profissionais da saúde e não docentes de EF.
SILVA, M; SILVA, L. O.; NETO, V. Possibilidades da Educação Física no Ensino Médio Técnico. Movimento, Porto Alegre, v. 22, n. 1, 325-336, jan./mar. de 2016, p. 333. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/54333/36620>. Acesso em: 16 fev. 2024.
Para sustentar um programa de ensino da educação física nos IFes, os autores do texto apresentado, postulam um conjunto de fundamentos necessários, dentre os quais se pode indicar
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: A - a compreensão dos determinantes objetivos envolvidos na disputa por modelos de práticas e de condutas corporais, e as condições de trabalho docente.
Vamos entender melhor o tema da questão. A pergunta aborda os fundamentos necessários para sustentar um programa de ensino de Educação Física nos Institutos Federais (IFes). O texto do qual a questão parte, fala sobre a importância de desenvolver a capacidade crítica e a autonomia dos estudantes na Educação Física, indo além do simples ato de "exercitar-se" ou fornecer "dicas" técnicas.
A alternativa A é correta porque abrange a compreensão dos determinantes objetivos envolvidos na disputa por modelos de práticas e de condutas corporais, e as condições de trabalho docente. Isso está alinhado com o objetivo de promover uma visão crítica e autônoma nos estudantes, ao invés de apenas se focar na saúde física ou na produtividade de acordo com o mercado de trabalho.
Vamos analisar as alternativas incorretas:
B - A elaboração crítica de programas de treinamento para saúde e o foco na aprendizagem significativa a partir da realidade não cobre a amplitude de um programa de ensino de Educação Física nos IFes, pois ainda se concentra na saúde e na aprendizagem significativa, sem necessariamente abordar os determinantes objetivos e as condições de trabalho docente.
C - A crítica a um modelo de educação técnica utilitarista e o estímulo à dimensão subjetiva dos cuidados com a saúde e com o corpo são importantes, mas não são suficientes para cobrir todos os fundamentos necessários mencionados no texto. Faltam elementos objetivos e a consideração das condições de trabalho docente.
D - A cultura corporal de movimento como objeto de conhecimento e sua dimensão propedêutica para o mundo do trabalho se aproxima da proposta do texto, mas ainda está limitada a uma visão utilitarista, focada no trabalho, sem abordar amplamente os determinantes objetivos e as condições docentes.
E - A objetivação da saúde coletiva ampliada e a superação da racionalidade instrumental presente nas empresas são questões relevantes, mas não abordam diretamente a disputa por modelos de práticas e de condutas corporais, nem as condições de trabalho docente, como requerido pelo contexto da questão.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo