O controle que objetiva dar segurança àquele que pratica o ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1883532 Auditoria Governamental
O controle que objetiva dar segurança àquele que pratica o ato ou que por ele se responsabiliza, e que se utiliza da contabilidade para assegurar a conformidade dos atos, é identificado corretamente por controle
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho aqui, para comentar esta questão sobre a classificação de controle interno. 

Quanto ao tempo, os controles internos podem ser classificados em:
- Controle Prévio: É o que acontece antes da conclusão ou término do ato. Seu propósito é fornecer segurança a quem pratica o ato ou por ele se responsabiliza, assegurando que o ato a ser executado seguiu todos os requisitos aplicáveis
- Controle Concomitante: É o que acompanha a realização do ato, de maneira pari-passu. É feito no decorrer das ações praticadas (enquanto o ato é executado). O objetivo é de assegurar que o ato em execução será completado.
- Controle subsequente: ocorre após concluído o ato. Tem por objetivo corrigir eventuais defeitos, declarar nulidade ou eficácia do ato (conforme o caso).

Dito isso, o controle que objetiva dar segurança àquele que pratica o ato ou que por ele se responsabiliza é o controle prévio.


Gabarito: A







Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão trata sobre o momento de realização do controle.

Sobre esse assunto, podemos dizer que os controles atuam em tempos e formas diferentes, mas voltados para resultados comuns, visando assegurar a conformidade da atividade a determinadas regras ou normas. Os controles são divididos no tempo em:

• controle prévio – é o que antecede a conclusão ou operatividade do ato. Tem como objetivo final dar segurança àquele que pratica o ato ou por ele se responsabiliza. A técnica utilizada nesse caso é a contabilidade;

• controle concomitante – é aquele que acompanha a realização do ato, para verificar a regularidade de sua formação. É o controle feito no decorrer das ações praticadas. Tem como objetivo final garantir a execução da ação. A técnica utilizada nesse caso é a fiscalização;

• controle subsequente (posterior) – é o que se efetiva após a conclusão do ato praticado, visando corrigir eventuais defeitos, declarar a sua nulidade ou dar-lhe eficácia. Tem como objetivo final avaliar a eficiência e a eficácia das ações administrativas, certificar a veracidade dos números e comprovar o cumprimento das normas. A técnica utilizada nesse caso é a auditoria.

Dito isso, temos que o controle mencionado no enunciado da questão trata-se do controle prévio.

Gabarito: A

Bons estudos, pessoal!

“Experiência é o nome que cada um dá a seus erros.” – Oscar Wilde

CONTROLE PRÉVIO

  • É o controle que ANTECEDE a conclusão ou operatividade do ato;
  • Tem como objetivo final dar segurança àquele que pratica o ato ou por ele se responsabiliza;

O controle que objetiva dar segurança àquele que pratica o ato ou que por ele se responsabiliza = prévio

Controle Prévio: É o que acontece ANTES da conclusão ou término do ato. Seu propósito é fornecer segurança a quem pratica o ato ou por ele se responsabiliza, assegurando que o ato a ser executado seguiu todos os requisitos aplicáveis.

Controle Concomitante: É o que acompanha a realização do ato, de maneira pari-passu. É feito no decorrer das ações praticadas (enquanto o ato é executado). O objetivo é de assegurar que o ato em execução será completado.

Controle subsequente: ocorre APÓS concluído o ato. Tem por objetivo corrigir eventuais defeitos, declarar nulidade ou eficácia do ato (conforme o caso).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo