Considere a oração do texto “[...] voou sobre as nuvens, com...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A conjunção coordenativa adversativa "mas" indica uma oposição ou contraste entre duas ideias na frase. Vamos analisar cada opção:
A) "Voou sobre as nuvens, como suas antepassadas lendárias, não para a festa do céu, logo para a panela de um coronel amigo meu."
- A conjunção "logo" indica uma relação de consequência ou conclusão, não de contraste. Portanto, essa opção não expressa o mesmo valor da conjunção "mas".
B) "Voou sobre as nuvens, como suas antepassadas lendárias, não para a festa do céu, ainda que para a panela de um coronel amigo meu."
- A conjunção "ainda que" expressa uma concessão, não um contraste. Portanto, essa opção não expressa o mesmo valor da conjunção "mas".
C) "Voou sobre as nuvens, como suas antepassadas lendárias, não para a festa do céu, contudo para a panela de um coronel amigo meu."
- A conjunção "contudo" também indica um contraste, assim como "mas". Portanto, essa opção expressa o mesmo valor da conjunção "mas" e é uma reescrita da oração sem modificar o sentido.
D) "Voou sobre as nuvens, como suas antepassadas lendárias, não para a festa do céu, a fim de que fosse para a panela de um coronel amigo meu."
- A conjunção "a fim de que" expressa uma finalidade, não um contraste.
Portanto, a alternativa correta é a letra C) "Voou sobre as nuvens, como suas antepassadas lendárias, não para a festa do céu, contudo para a panela de um coronel amigo meu.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo