Considerando-se que a economia adote o regime de câmbio flu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1870146 Economia
Considerando-se que a economia adote o regime de câmbio flutuante, o aumento da aversão dos produtos brasileiros por parte de importadores acarretaria
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema de Economia Internacional, tratando de câmbio flutuante e o impacto de uma redução das exportações brasileiras. Vamos analisar a proposição:

O aumento da aversão dos produtos brasileiros por parte de importadores acarretaria queda das exportações. A queda nas exportações, por sua vez, tudo o mais constante, reduz o produto interno bruto, pois este é dado pela seguinte fórmula:

PIB = C + I + G + (X - M)

Sendo as exportações representadas por X, as quais assumem valor positivo na equação conforme se pode ver.

Se o PIB cai, a renda também o faz. Com renda menor, o consumo doméstico também irá se reduzir.

A queda no consumo tende a reduzir a inflação já que pode haver excesso de oferta, não só pela queda do consumo doméstico como também do consumo internacional (importações). Oferta maior do que a demanda tenderá a gerar queda da inflação.

Portanto, temos queda nas exportações, no consumo doméstico, no produto interno bruto e na inflação.

GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A.


















Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

ESSE COMENTÁRIO DE OUTRO USUÁRIO, DE OUTRA QUESTÃO DA PROVA APEX.

A questão da APEX, , é muito parecida para não dizer idêntica.

A questão cita que a queda no interesse dos produtos nacionais por importadores implicaria queda nas exportações, no consumo, no produto interno bruto e na inflação. Isso acontece porque:

1 - A aversão de importadores (País estrangeiro, portanto) reduz a exportação.

2 - Sem o excedente da exportação, reduzem-se os investimentos. (Delfim Netto já dizia em 1969, que a ideia da exportação é que ela supere as importações e o excedente seja reaplicado em outras áreas econômicas).

3 - Com a redução do investimento, é natural que o consumo se reduza, pois é o aumento da riqueza que aumenta o consumo. Sem riqueza, sem consumo.

4 - A fórmula macroeconômica do PIB é a seguinte: PIB = C + I + G + (X – M), em que C é o consumo das famílias, I é a tributação, G é o gasto do governo (investimento) e X-M é a balança comercial (X = exportação e M = Importação). Se C e X serão menores (entenda-se: a balança comercial será menor também), então o PIB será menor, isto é, terá uma queda.

5 - Soma-se a essa queda a redução da inflação. Inflação é gerada basicamente de 3 modos: ou se eleva a oferta da moeda, de modo a desvalorizá-la; ou se eleva a inflação de demanda (excesso de consumo a aumenta, redução do consumo a diminui); ou ainda se se elevam os preços justamente pelo resultado da balança comercial (a respeito do que ocorre com o preço do combustível, ou da carne, cujos preços estão atrelados ao dólar e, consequentemente, a expansão da balança comercial eleva o preço dos produtos localmente, gerando inflação). Assim, se a balança comercial se contrai (diminuição do volume de exportações), então a inflação também diminui.

Por tudo isso, a alternativa correta é a letra A.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo