A conversão de um sistema de arquivos do sistema operacional...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q91127 Sistemas Operacionais
A respeito de sistemas de arquivos, julgue os próximos itens.

A conversão de um sistema de arquivos do sistema operacional de NTFS para FAT é vantajosa por questões de desempenho e segurança dos discos rígidos e partições.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: E - Errado

A afirmativa sugere que a conversão de um sistema de arquivos NTFS para FAT traria vantagens em termos de desempenho e segurança. No entanto, isso não é verdadeiro, e vamos entender o porquê.

O sistema de arquivos NTFS (New Technology File System) é um sistema de arquivos moderno usado pelo Windows NT e suas versões subsequentes, incluindo o Windows 10. Ele foi projetado para oferecer recursos de segurança, desempenho, confiabilidade e recursos avançados que não estão presentes no antigo sistema de arquivos FAT (File Allocation Table).

Um dos principais benefícios do NTFS é o suporte a permissões de arquivos e pastas, o que permite um controle refinado sobre quem pode ler, escrever ou executar cada arquivo. Além disso, ele possui recursos de journaling, que ajudam a recuperar o sistema de arquivos no caso de desligamentos inesperados ou falhas do sistema, reduzindo a possibilidade de corrupção de dados.

Por outro lado, o sistema FAT, que inclui variantes como FAT16 e FAT32, é um sistema de arquivos mais antigo e menos complexo. Ele não suporta permissões de arquivo tão robustas quanto o NTFS, não tem recursos de journaling e é menos eficiente no gerenciamento de grandes volumes de dados ou arquivos grandes. Além disso, o FAT32 tem uma limitação de tamanho de arquivo de apenas 4 GB, o que pode ser um problema para arquivos de mídia e outros arquivos grandes.

Portanto, a conversão de NTFS para FAT poderia, na verdade, resultar em uma redução de segurança e desempenho. Em cenários onde a compatibilidade com dispositivos mais antigos ou sistemas operacionais que não suportam NTFS é necessária, a conversão pode ser útil, mas não por motivos de desempenho ou segurança.

Com essas considerações, fica claro que a alternativa correta é "Errado", pois a conversão de NTFS para FAT geralmente resultaria em uma perda de segurança e possíveis desvantagens de desempenho e capacidade.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Errado: é justamente o contrário.

FAT e NTFS, esses dígitos significam como o windows armazena os arquivos no hd, de que modo eles armazenam,
no FAT 16 o windows adota 16 bits para endereçar os dados para o HD, enquanto o FAT 32 adota 28 bits (já acharam que seria 32 não é) e o NTFS utiliza os 32 bits.

FAT 16:

Como eu citei acima ele utiliza 16 bits assim ele permite armazenar no máximo 65526 cluster. Mais assim vocês me perguntam o que é cluster, é a menor unidade de alocação de arquivos que pode ser reconhecido pelo sistema, bem voltando ao fat 16, esses clusters, como citei acima não podem ser grandes, no máximo 32k, esta é a limitação do FAT 16, e também para gravar arquivos grandes serão utilizados MUITOS cluster, e o desperdício de HD será muito grande.

Fat 32:

Esse sistema de endereçamento utiliza 28 bits, e a grande diferença é o tamanho de cada clusters, permitindo apenas 4kb para cada cluster contra 32 kb do FAT 16, ou seja em arquivos grandes ou muitos arquivos o desperdício diminui cerca de 15 a 30% comparado ao FAT 16, um exemplo seria que em 10.000 arquivos de texto ocuparia 40mb, com cada arquivo de testo tendo no minimo 4kb pela limitação do cluster contra 32kb de cada arquivo de texto no FAT 16, e a capacidade maximo por arquivo no sistema Fat 32 é de 4gb.

NTFS :

Ele utiliza 32bits, e diferente dos outros ele não utiliza clusters, os arquivos sao endereçados diretamente no hd, não é divido, assim tendo quase nenhum desperdício e a opção de utilizar NTFS pode sr escolhida na hora de instalar o windows, e somente tem esse suporte os windows NT, 2000 e xp.
Outra melhoria do NTFS seria o "Hot fix" que seria a marcação automática dos setores danificados sem utilizar os programas como o scan disk, outra melhoria foi a possibilidade de criptografar os arquivos podendo assim somente ser utilizados por uma pessoa.
Não há nem de se falar em conversão!
Fiz um resumo com as principais características de cada Sistema de Arquivos e postei no meu blog pra quem quiser: http://www.diegomacedo.com.br/sistemas-de-arquivos-ntfs-fat16-fat32-ext2-e-ext3/
Pessoal, tenho visto alguns comentários informando que o NTFS utiliza 32 bits para endereçamento. Entretanto, em alguns sites onde pesquisei o assunto afirmam que o NTFS utiliza 64 bits para endereçamento. 
Vejam o link: http://www.infowester.com/ntfs.php

Tomar cuidado com o comentário de Tayana Almeida.

1) Em um trecho ela afirma que o sistema de arquivos NTFS não utiliza clusters oque está incorreto.

2) NTFS não utiliza só 32 bits para endereçamento como afirmado em seu comentário, teoricamente são 64bits. Caso seja utilizado um S.O Microsoft essa característica é cortada pela API do Windows.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo