Iamamoto (2011) considera o trabalho uma atividade fundament...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2014 Banca: FADESP Órgão: Prefeitura de Parauapebas - PA
Q1224862 Serviço Social
Iamamoto (2011) considera o trabalho uma atividade fundamental do homem, por meio da qual ele dá respostas prático-conscientes aos seus carecimentos. Em relação ao trabalho do Assistente Social,é correto afirmar que 
I. o Serviço Social é atravessado por relações de gênero em que a predominância feminina ajuda a explicar os traços de subalternidade que a profissão carrega diante de outras com maior reconhecimento social e acadêmico.
II. o trabalho do assistente social tem efeito nas condições materiais e sociais dos trabalhadores, isto é, interfere no processo de reprodução da força de trabalho por meio de serviços sociais nas áreas da saúde, educação e outras.
III. enquanto profissional liberal, o Assistente Social goza de relativa autonomia na realização de seu trabalho, ou seja, a instituição é apenas um condicionante externo a mais do seu trabalho.
IV. o Assistente Social é um trabalhador especializado, um intelectual que contribui na criação de consensos na sociedade, inclusive com finalidades relativas ao fomento de comportamento produtivo dos trabalhadores em empresas, por exemplo.
Estão corretos os itens
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Em Serviço Social na Contemporaneidade, Iamamoto defende que a instituição não é um obstáculo nem um condicionante a mais ao trabalho do profissional. Uma vez que o profissional não detém de todos os meios necessários para a execução do seu trabalho, a instituição organiza o processo de trabalho do assistente social.

"Ainda que dispondo de relativa autonomia na efetivação de seu trabalho, o assistente social depende, na organização da atividade, do Estado, da empresa, entidades não-governamentais que viabilizam aos usuários o acesso a seus serviços, fornecem meios e recursos para sua realização, estabelecem prioridades a serem cumpridas, interferem na definição de papéis e funções que compõem o cotidiano do trabalho institucional. Ora, se assim é, a instituição não é um condicionante a mais do trabalho do assistente social. Ela organiza o processo de trabalho do qual ele participa".

Gabarito letra C

A primeira alternativa está certa, para quem não leu o livro do serso na contemporaneidade pode parecer estranha, mas " o recorte de gênero explica, em parte, os traços de subalternidade que a profissão carrega diante de outras de maior prestígio e reconhecimento social e acadêmico. Além da recorrência a posturas e comportamentos messiânicos e voluntaristas por ser engendrada na tradição católica" (IAMAMOTO, 2009).

A terceira alternativa está errada por que a instituição empregadora não é apenas mais um condicionante no trabalho do assistente social, ela organiza o processo do qual o profissional faz parte.

O resto está certo.

C) I, II, IV

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo