Com relação aos instrumentos de política comercial, julgue o...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1870167 Economia
Com relação aos instrumentos de política comercial, julgue os seguintes itens.

I As cotas de importação são um exemplo de instrumento tarifário cujo objetivo é o de proteger a indústria local.
II A proibição de entrada de carne bovina produzida em determinado local é exemplo típico de barreira técnica, instrumento não tarifário, que visa à defesa da sociedade.
III O subsídio à exportação eleva o excedente do produto à custa da redução do excedente do consumidor.

Assinale a opção correta. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Questão sobre Economia Internacional, mais especificamente tratando de instrumentos de política comercial. Vamos analisar os itens propostos:

I - ERRADO: Cotas de importação podem ter, sim, o objetivo de proteger a indústria local, todavia não são um exemplo de instrumento tarifário, já que sua limitação é quantitativa, isto é, apenas será permitido importar X e nada além disso. Tarifas (ad valorem ou fixas) aumentam o preço do bem importado, mas não limitam a quantidade que se pode importar;

II - CERTO: Exato e este é um instrumento muito utilizado pela União Europeia para defender sua produção pecuária de concorrentes externos, a adoção de barreiras sanitárias não se configura como instrumento tarifário já que é a proibição absoluta de se importar;

III - CERTO: O subsídio à exportação eleva o preço que o produtor recebe para exportar e, assim, haverá uma ampliação da oferta ao novo preço, seu excedente aumenta (área acima da curva de oferta e abaixo do preço de comercialização).
Este subsídio à exportação aumenta o excedente exportável também por outro motivo, já que ao novo preço a demanda do consumidor interno será menor e, por consequência, seu excedente se reduzirá (área abaixo da curva de demanda e acima do preço de comercialização).
Lembrando que a análise é feita considerando o produtor, o qual destina sua oferta ao mercado doméstico e estrangeiro, e o consumidor interno. O consumidor estrangeiro não é contemplado neste modelo. Ademais, o ganho de excedente do produtor não é apenas à custa dos consumidores, já que o governo também tem o ônus fiscal de suportar o subsídio, mas isso não invalida a assertiva.

Portanto, os itens II e III estão certos.




GABARITO DO PROFESSOR: LETRA D.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Item I - Quota de importação é um tipo de barreira alfandegária não tarifária. Caracteriza-se como uma restrição temporária à quantidade de determinado produto importado. Assim, se determinado país resolver aplicar uma quota de importação, os importadores deste país não poderão importar em quantidade superior à quota predeterminada. O controle pelo país é feito através de licenças de importação concedidas aos importadores interessados.

Uma quota de importação provoca um efeito de proteção para alguns setores domésticos. Este instrumento faz parte da política de comércio exterior de vários países, possibilitando a um país obter uma vantagem em detrimento de outro país.

As quotas de importação geralmente são definidas com base nas importações do ano anterior, aplicando-se critérios como pesos, quantidades, dimensões, etc. Após a definição destes critérios, são concedidas licenças, em uma quantidade limitada, para os importadores interessados, tanto gratuitamente, como mediante pagamento de taxas, ou na forma de um leilão.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Quota_de_importa%C3%A7%C3%A3o

Não entendi por que o item III está certo, pois quem fica com o ganho do subsídio vai depender das elasticidades relativas da oferta e da demanda.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo