Um grande evento será realizado em um local onde a ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2013 Banca: FGV Órgão: DETRAN-MA Prova: FGV - 2013 - DETRAN-MA - Analista de Trânsito |
Q458900 Legislação de Trânsito
Um grande evento será realizado em um local onde a livre circulação de veículos ficará seriamente afetada. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. O evento não poderá ser realizado sem permissão prévia do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via.

II. A obrigação de sinalizar é do responsável pela realização do evento.

III. A autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via avisará à comunidade, pelos meios de comunicação, com oito horas de antecedência, qualquer interdição da via, indicando os caminhos alternativos a serem utilizados.

Assinale:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para facilitar o entendimento, vamos analisar item por item.

Item I – Correto.

De acordo com o art. 95 do CTB, nenhuma obra ou evento que possa perturbar ou interromper a livre circulação de veículos e pedestres, ou colocar em risco sua segurança, será iniciada sem permissão prévia do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via.

Item II – Correto.

De acordo com o § 1º do art. 95 do CTB, a obrigação de sinalizar é do responsável pela execução ou manutenção da obra ou do evento.

Item III – Incorreto.

De acordo com o § 2º do art. 95 do CTB, salvo em casos de emergência, a autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via avisará a comunidade, por intermédio dos meios de comunicação social, com quarenta e oito horas de antecedência, de qualquer interdição da via, indicando-se os caminhos alternativos a serem utilizados.

Portanto, somente as afirmativas I e II estão corretas.


Resposta: C

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

I - correta - CTB,  Art. 95. Nenhuma obra ou evento que possa perturbar ou interromper a livre circulação de veículos e pedestres, ou colocar em risco sua segurança, será iniciada sem permissão prévia do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via.

II - correta - CTB, art. 95, § 1º A obrigação de sinalizar é do responsável pela execução ou manutenção da obra ou do evento.

III - incorreta - CTB, art. 95, § 2º Salvo em casos de emergência, a autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via avisará a comunidade, por intermédio dos meios de comunicação social, com quarenta e oito horas de antecedência, de qualquer interdição da via, indicando-se os caminhos alternativos a serem utilizados.

 Art. 95. Nenhuma obra ou evento que possa perturbar ou interromper a livre circulação de veículos e pedestres, ou colocar em risco sua segurança, será iniciada sem permissão prévia do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via.

        § 1º A obrigação de sinalizar é do responsável pela execução ou manutenção da obra ou do evento.

        § 2º SALVO EM CASOS DE EMERGÊNCIA, a autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via avisará a comunidade, por intermédio dos meios de comunicação social, com QUARENTA E OITO HORAS de antecedência, de qualquer interdição da via, indicando-se os caminhos alternativos a serem utilizados.

A autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via avisará à comunidade, pelos meios de comunicação, com quarenta e oito horas de antecedência, qualquer interdição da via, indicando os caminhos alternativos a serem utilizados. 

Pense que uma pessoa vai fazer uma festa em sua vizinhança e quer interditar a rua pra poder ter segurança com seus vizinhos.

Vamos lá: 

- Caso evento POSSA perturbar ou interromper... -> DEVERÁ ter prévia permissão do órgão ou entidade de trânsito;

- Órgão ou entidade de trânsito com CIRCUNSCRIÇÃO sobre a via;

- Quem faz a festa que é obrigado a sinalizar (deve se movimentar pedindo a sinalização ao órgão competente, como cones, fitas, cavaletes). 

- A autoridade de trânsito avisará a comunidade com 48 horas de antecedência.

- SALVO EM CASOS DE EMERGÊNCIA.

 

É ÓBVIO PENSAR ASSIM: SE OCORREU UMA EMERGÊNCIA, FOI HÁ POUQUÍSSIMO TEMPO, LOGO NINGUÉM TEM 48 HORAS PRA AVISAR NINGUÉM, TEM QUE SER RESOLVIDO LOGO. 

 

Abraço, bons estudos!

GABARITO C.

 

AVISARÁ COM 48 HORAS DE ANTECEDÊNCIA.

 

" VOCÊ É O QUE VOCÊ PENSA, É O SR. DO SEU DESTINO."

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo