Releia o fragmento extraído do Texto I e analise as assertiv...
“Mulheres devem ser maioria entre médicos no País já a partir deste ano
Segundo CFM, médicas são 49,92% dos profissionais e ligeira vantagem masculina deve acabar neste ano; desde 2009, elas lideram entre egressos de cursos de Medicina
Elas representam mais de 49% dos profissionais em atuação no Brasil. Na cidade de São Paulo, já são maioria”.
I- Os termos “mulheres” e “médicas” constituem uma cadeia coesiva em torno do tema central do texto.
II- A repetição do termo “elas”, mencionado no fragmento duas vezes, é um recurso linguístico inadequado, haja vista que provoca repetição desnecessária.
III- O emprego do termo “elas” constitui uma retomada pronominal importante na recuperação de termos já mencionados.
IV- O emprego do termo “elas” constitui uma retomada por hipônimo, ou seja, de um termo geral para um específico, recurso que colabora para a interligação das partes do texto.
V- No fragmento “Na cidade de São Paulo, já são maioria”, há uma elipse do referente, recurso coesivo também importante na construção textual.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
#PMMG2025
Vamos analisar cada afirmativa:
I- Os termos “mulheres” e “médicas” constituem uma cadeia coesiva em torno do tema central do texto. Verdadeiro, pois ambos os termos estão relacionados ao contexto de mulheres sendo maioria entre os médicos no país.
II- A repetição do termo “elas”, mencionado no fragmento duas vezes, é um recurso linguístico inadequado, haja vista que provoca repetição desnecessária. Falso, a repetição do termo "elas" não é inadequada, pois contribui para a clareza e coesão do texto ao retomar o referente.
III- O emprego do termo “elas” constitui uma retomada pronominal importante na recuperação de termos já mencionados. Verdadeiro, o termo "elas" é utilizado para retomar o referente "mulheres" e "médicas", contribuindo para a coesão textual.
IV- O emprego do termo “elas” constitui uma retomada por hipônimo, ou seja, de um termo geral para um específico, recurso que colabora para a interligação das partes do texto. Falso, a retomada por hipônimo ocorre quando se utiliza um termo específico para retomar um termo geral, o que não é o caso neste contexto.
V- No fragmento “Na cidade de São Paulo, já são maioria”, há uma elipse do referente, recurso coesivo também importante na construção textual. Verdadeiro, pois o contexto permite entender que se refere às mulheres médicas.
Portanto, os itens corretos são I, III e V. A alternativa que contém apenas esses itens é: e) I, III e V.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo