Leia o excerto e analise as assertivas que seguem: “O númer...
“O número de mulheres médicas já é quase metade do total de profissionais no Brasil e elas devem superar a quantidade de homens e se tornar maioria na profissão ainda neste ano, conforme a nova edição do estudo Demografia Médica, divulgada hoje pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).” (2º§).
I- O termo “conforme” pode ser substituído sem alteração de sentido pelo termo “consoante”, mas não pode ser substituído pelo termo “segundo”.
II- Na oração “elas devem superar a quantidade de homens”, o pronome “elas” é empregado como um recurso anafórico, já que retoma um termo anterior.
III- Embora a conjunção “e” seja classificada como uma conjunção aditiva, está sendo empregada com valor adversativo.
É CORRETO o que se afirma em:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (11)
- Comentários (0)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a D - II apenas.
Vamos entender o tema central da questão. Esta questão se concentra na análise de termos e expressões linguísticas, exigindo conhecimentos sobre substituição de termos semânticos, o uso de pronomes anafóricos e o valor semântico de conjunções. Esses são conceitos fundamentais em Morfologia e Sintaxe, áreas da gramática que estudam a estrutura e formação das palavras e as suas funções dentro da oração.
Justificativa para a alternativa correta:
II - Na oração “elas devem superar a quantidade de homens”, o pronome “elas” é empregado como um recurso anafórico, já que retoma um termo anterior.
Esta assertiva é correta porque o pronome “elas” refere-se a um termo mencionado anteriormente no texto, que é “mulheres médicas”. O uso do pronome anafórico é um recurso coesivo comum e serve para evitar repetições desnecessárias, mantendo a clareza do texto.
Análise das alternativas incorretas:
I - O termo “conforme” pode ser substituído sem alteração de sentido pelo termo “consoante”, mas não pode ser substituído pelo termo “segundo”.
Esta assertiva é incorreta. O termo “conforme” pode sim ser substituído por “segundo” sem alterar o sentido da frase. Ambos expressam a ideia de acordo com algo. Portanto, a substituição é válida.
III - Embora a conjunção “e” seja classificada como uma conjunção aditiva, está sendo empregada com valor adversativo.
Esta assertiva é incorreta. A conjunção “e” é usada para adicionar informações, e no contexto apresentado, não há valor adversativo. O valor adversativo expressa uma ideia de oposição, o que não ocorre no trecho analisado.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo