As técnicas de administração de leite aos prematuros variam...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1769454 Enfermagem

As técnicas de administração de leite aos prematuros variam em função da sua capacidade de sucção e deglutição, marque Verdadeiro (V) ou Falso (F) nos itens abaixo.


( ) A gavagem intermitente usa-se em prematuro de peso menor a 1.000 g e/ou que não tolera a gavagem continua.

( ) Seio Materno são alimentados todos os recém-nascido com peso superior a 1.800 g e/ou idade gestacional igual ou superior a 35 semanas e que tenham boa aptidão para sugar e deglutir.

( ) A gavagem continua é utilizada para prematuros com peso menor de 1.250 g e/ou os que não tolerem a gavagem por gravidade.


Após sua análise assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão e discutir as técnicas de administração de leite aos prematuros, que variam conforme a capacidade de sucção e deglutição desses bebês.

A alternativa correta é a Alternativa C: F, V, F.

Vamos detalhar cada item:

(1) A gavagem intermitente usa-se em prematuro de peso menor a 1.000 g e/ou que não tolera a gavagem continua.

Falso. A gavagem intermitente geralmente é indicada para prematuros que já têm alguma capacidade de sucção e deglutição, mesmo que mínima. Para os casos de prematuros com peso menor que 1.000 g, frequentemente usa-se a gavagem contínua, pois esses bebês geralmente não têm estabilidade para tolerar a alimentação intermitente.

(2) Seio Materno são alimentados todos os recém-nascido com peso superior a 1.800 g e/ou idade gestacional igual ou superior a 35 semanas e que tenham boa aptidão para sugar e deglutir.

Verdadeiro. Recém-nascidos com peso superior a 1.800 g e/ou idade gestacional igual ou superior a 35 semanas geralmente já possuem uma boa coordenação de sucção e deglutição, sendo capazes de serem alimentados diretamente ao seio materno.

(3) A gavagem continua é utilizada para prematuros com peso menor de 1.250 g e/ou os que não tolerem a gavagem por gravidade.

Falso. A gavagem contínua é indicada principalmente para prematuros muito pequenos ou que não suportam a alimentação intermitente, mas o peso de corte típico para essa indicação é geralmente abaixo de 1.000 g, e não 1.250 g. Além disso, a referência à gavagem por gravidade pode causar confusão, pois ela também pode ser realizada de maneira intermitente.

Portanto, a alternativa correta é Alternativa C: F, V, F.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

– Intermitente - Com seringa esterilizada, adaptada à sonda, deixando fluir por gravidade; - Em equipo de soro (med-med) com tempo de infusão inicial de 30-60 minutos, com diminuição progressiva de acordo com a evolução do prematuro. Utilizada para prematuros com peso menor de 1.250 g e/ou os que não tolerem a gavagem por gravidade; - Aspirar o estômago antes de administrar a alimentação. Havendo resíduo, este, se for limpo, deve ser reinjetado e, o volume medido, diminuído da mamada. –

Contínua - Sendo o esquema alimentar semelhante ao da gavagem intermitente, na gavagem contínua, entretanto, a quantidade de alimento é calculada para 24 horas e injetada de maneira constante, com bomba de infusão. Inicia-se com 0,5 a 1 ml/hora. Usa-se em prematuro de peso menor a 1.000 g e/ou que não tolera a gavagem intermitente; 

Gavagem Simples: A alimentação por gavagem simples intermitente é realizada através de um tubo de silicone ou polietileno inseridos por via orogástrica, nasogástrica ou gastrostomia. Este método é usado em recémnascidos que não podem ser alimentados por via oral, mas o trato gastrointestinal é funcional, ou que ainda não coordenam a respiração/sucção e deglutição.

Gastróclise ou gotejamento contínuo: É uma alimentação enteral contínua através de bomba de infusão e uma sonda introduzida via oral ou nasogástrica. Este método está indicado para os recém-nascidos que: não toleram a gavagem simples intermitente; apresentam resíduo gástrico volumoso; são dependentes de prótese ventilatória; menores de 1000 g; ou que não suportam volumes maiores de uma única vez. 

Gavagem

  • Todos os prematuros com peso inferior a 1800g
  • Idade gestacional menor que 35 semanas,
  • Aqueles em que a deglutição e/ou sucção sejam insuficiente.

Gavagem Intermitente -

  • Com seringa esterilizada,
  • adaptada à sonda, deixando fluir por gravidade; -
  • Utilizada para prematuros com peso menor de 1.250 g e/ou os que não tolerem a gavagem por gravidade; - Aspirar o estômago antes de administrar a alimentação. Havendo resíduo, este, se for limpo, deve ser reinjetado e, o volume medido, diminuído da mamada. –

Gavagem Contínua -

  • Com Bomba de Infusão,
  • Quantidade de alimento é calculada para 24 horas e injetada de maneira constante,
  • Inicia-se com 0,5 a 1 ml/hora.
  • Usa-se em prematuro de peso menor a 1.000 g e/ou que não tolera a gavagem intermitente; 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo