As técnicas de administração de leite aos prematuros variam...
As técnicas de administração de leite aos prematuros variam em função da sua capacidade de sucção e deglutição, marque Verdadeiro (V) ou Falso (F) nos itens abaixo.
( ) A gavagem intermitente usa-se em prematuro de peso menor a 1.000 g e/ou que não tolera a gavagem continua.
( ) Seio Materno são alimentados todos os recém-nascido com peso superior a 1.800 g e/ou idade gestacional igual ou superior a 35 semanas e que tenham boa aptidão para sugar e deglutir.
( ) A gavagem continua é utilizada para prematuros com peso menor de 1.250 g e/ou os que não tolerem a gavagem por gravidade.
Após sua análise assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão e discutir as técnicas de administração de leite aos prematuros, que variam conforme a capacidade de sucção e deglutição desses bebês.
A alternativa correta é a Alternativa C: F, V, F.
Vamos detalhar cada item:
(1) A gavagem intermitente usa-se em prematuro de peso menor a 1.000 g e/ou que não tolera a gavagem continua.
Falso. A gavagem intermitente geralmente é indicada para prematuros que já têm alguma capacidade de sucção e deglutição, mesmo que mínima. Para os casos de prematuros com peso menor que 1.000 g, frequentemente usa-se a gavagem contínua, pois esses bebês geralmente não têm estabilidade para tolerar a alimentação intermitente.
(2) Seio Materno são alimentados todos os recém-nascido com peso superior a 1.800 g e/ou idade gestacional igual ou superior a 35 semanas e que tenham boa aptidão para sugar e deglutir.
Verdadeiro. Recém-nascidos com peso superior a 1.800 g e/ou idade gestacional igual ou superior a 35 semanas geralmente já possuem uma boa coordenação de sucção e deglutição, sendo capazes de serem alimentados diretamente ao seio materno.
(3) A gavagem continua é utilizada para prematuros com peso menor de 1.250 g e/ou os que não tolerem a gavagem por gravidade.
Falso. A gavagem contínua é indicada principalmente para prematuros muito pequenos ou que não suportam a alimentação intermitente, mas o peso de corte típico para essa indicação é geralmente abaixo de 1.000 g, e não 1.250 g. Além disso, a referência à gavagem por gravidade pode causar confusão, pois ela também pode ser realizada de maneira intermitente.
Portanto, a alternativa correta é Alternativa C: F, V, F.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
– Intermitente - Com seringa esterilizada, adaptada à sonda, deixando fluir por gravidade; - Em equipo de soro (med-med) com tempo de infusão inicial de 30-60 minutos, com diminuição progressiva de acordo com a evolução do prematuro. Utilizada para prematuros com peso menor de 1.250 g e/ou os que não tolerem a gavagem por gravidade; - Aspirar o estômago antes de administrar a alimentação. Havendo resíduo, este, se for limpo, deve ser reinjetado e, o volume medido, diminuído da mamada. –
Contínua - Sendo o esquema alimentar semelhante ao da gavagem intermitente, na gavagem contínua, entretanto, a quantidade de alimento é calculada para 24 horas e injetada de maneira constante, com bomba de infusão. Inicia-se com 0,5 a 1 ml/hora. Usa-se em prematuro de peso menor a 1.000 g e/ou que não tolera a gavagem intermitente;
Gavagem Simples: A alimentação por gavagem simples intermitente é realizada através de um tubo de silicone ou polietileno inseridos por via orogástrica, nasogástrica ou gastrostomia. Este método é usado em recémnascidos que não podem ser alimentados por via oral, mas o trato gastrointestinal é funcional, ou que ainda não coordenam a respiração/sucção e deglutição.
Gastróclise ou gotejamento contínuo: É uma alimentação enteral contínua através de bomba de infusão e uma sonda introduzida via oral ou nasogástrica. Este método está indicado para os recém-nascidos que: não toleram a gavagem simples intermitente; apresentam resíduo gástrico volumoso; são dependentes de prótese ventilatória; menores de 1000 g; ou que não suportam volumes maiores de uma única vez.
Gavagem
- Todos os prematuros com peso inferior a 1800g
- Idade gestacional menor que 35 semanas,
- Aqueles em que a deglutição e/ou sucção sejam insuficiente.
Gavagem Intermitente -
- Com seringa esterilizada,
- adaptada à sonda, deixando fluir por gravidade; -
- Utilizada para prematuros com peso menor de 1.250 g e/ou os que não tolerem a gavagem por gravidade; - Aspirar o estômago antes de administrar a alimentação. Havendo resíduo, este, se for limpo, deve ser reinjetado e, o volume medido, diminuído da mamada. –
Gavagem Contínua -
- Com Bomba de Infusão,
- Quantidade de alimento é calculada para 24 horas e injetada de maneira constante,
- Inicia-se com 0,5 a 1 ml/hora.
- Usa-se em prematuro de peso menor a 1.000 g e/ou que não tolera a gavagem intermitente;
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo