O coeficiente de correlação de Pearson, denotado por ρ, mede...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: COMPERVE - UFRN Órgão: UFRN Prova: COMPERVE - 2019 - UFRN - Estatístico |
Q2045087 Estatística
O coeficiente de correlação de Pearson, denotado por ρ, mede o grau de associação linear entre duas variáveis quantitativas. Em relação a esse coeficiente, considere as afirm ativas abaixo.
I Se a correlação (ρ) entre duas variáveis contínuas X e Y é zero, então pode-se dizer que as variáveis X e Y são independentes.
II Se a correlação (ρ) entre duas variáveis contínuas X e Y é 0,40, então pode-se dizer que a correlação (ρ) entre X e 2Y é 0,8.
III Se duas variáveis são independentes, então a correlação (ρ) entre elas é igual a zero. IV Mesmo que a correlação (ρ) entre duas variáveis seja diferente de 1 ou -1, é possível que exista uma relação perfeita entre as variáveis. Em relação ao coeficiente de correlação de Pearson (ρ),
estão corretas as afirmativas
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

I. Se a correlação (ρ) entre duas variáveis contínuas X e Y é zero, então pode-se dizer que as variáveis X e Y são independentes.

 

Errado: Se as variáveis forem independentes, o coeficiente de correlação de Pearson é 0. Entretanto, o contrário não é verdadeiro porque o coeficiente de correlação detecta apenas dependências lineares entre duas variáveis.

 

Por exemplo, suponha–se que a variável aleatória X é simetricamente distribuída em torno de 0 e que a variável aleatória Y=X2.

Então, Y é completamente determinada por X, de modo que X e Y são perfeitamente dependentes, mas a correlação entre elas é 0. Em outras palavras, as variáveis não são correlacionadas. Entretanto, no caso especial em que X e Y são conjuntamente normais, não correlação é equivalente à independência.

 

II. Se a correlação (ρ) entre duas variáveis contínuas X e Y é 0,40, então pode-se dizer que a correlação (ρ) entre X e 2Y é 0,8.

 

Errado: Para responder essa questão vamos precisar da seguinte propriedade da covariância:

 

Cov(aX+b,cY+d)=a c Cov(X,Y)

 

Com isso, Cov(X,2Y)=2Cov(X,Y)

III. Se duas variáveis são independentes, então a correlação (ρ) entre elas é igual a zero.

 

Correto: Se X e Y são independentes, então Cov(X,Y)=0

IV. Mesmo que a correlação (ρ) entre duas variáveis seja diferente de 1 ou -1, é possível que exista uma relação perfeita entre as variáveis.

 

Correto: O coeficiente de Pearson é apenas uma indicação da relação entre as variáveis, não podendo seu resultado ser tomado como uma verdade absoluta. 

 

Em relação ao valor do coeficiente de Pearson, um resultado importante é o seguinte:

 

ρ(X,Y)=1

 ( ρ(X,Y)=−1) se, e somente se, P(Y=aX+b)=1para algum a>0(a<0).bR

 ou seja, existe uma grande chance da correlação ser perfeita, dado que a probabilidade de ocorrência de uma relação linear é de 100%.

 

Gabarito: Letra B

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo