Assinale a alternativa correta quanto ao que se afirma entr...
Texto 3
O Rato Cidadão e Montesinho
Um rato que morava na cidade, acertando de ir ao campo, foi convidado por outro, que lá morava, e levando-o à sua cova, comeram ambos coisas do campo, ervas e raízes.
Disse o Cidadão ao outro: – Por certo, compadre, tenho dó de ti, e da pobreza em que vives. Vem comigo morar na cidade, verás a riqueza, e a fartura que gozas. Aceitou o rústico e vieram ambos a uma casa grande e rica, e entrados na despensa, estavam comendo boas comidas e muitas, quando de súbito entra o despenseiro, e dois gatos após ele. Saem os Ratos fugindo. O de casa achou logo seu buraco, o de fora trepou pela parede dizendo:
Ficai vós embora com a vossa fartura; que eu mais quero comer raízes no campo sem sobressaltos, onde não há gato nem ratoeira. E assim diz o adágio: Mais vale magro no mato, que gordo na boca do gato.
Moral da história: Mais vale magro no mato, que gordo na boca do gato.
Fonte: http://fabulasinfantis.blogs.sapo.pt/
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (4)
- Comentários (8)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: LETRA B
A) Em ?Um rato que morava na cidade, acertando de ir ao campo, foi convidado por outro, que lá morava [...]?, após a palavra ?outro?, em destaque, subentende-se que há uma palavra, ou seja, a palavra está implícita, elidida; no caso, é a palavra ?campo? ? está subentendido o substantivo "rato" (=outro rato).
B) Em ?Um rato que morava na cidade, acertando de ir ao campo, foi convidado por outro, que lá morava, e levando-o à sua cova, comeram ambos coisas do campo, ervas e raízes.?, as palavras em destaque são verbos em sua forma nominal ? correto, terminação -ndo (gerúndio); ir (infinitivo) e -ado (particípio).
C) Em ?Um rato que morava na cidade, acertando de ir ao campo, foi convidado por outro, que lá morava, e levando-o à sua cova, comeram ambos coisas do campo, ervas e raízes.?, as palavras em destaque pertencem, respectivamente, às seguintes classes gramaticais: numeral, substantivo, artigo ? incorreto, artigo indefinido, substantivo e preposição + artigo definido "a" formando a crase.
D) Em ?Vem comigo morar na cidade, verás a riqueza, e a fartura que gozas. Aceitou o rústico, e vieram ambos a uma casa grande e rica [...]?, o termo em destaque, atributo referente ao rato da cidade, é um adjetivo que está funcionando como substantivo por ser precedido do artigo ?o? ? incorreto, refere-se ao rato do campo.
E) Em ?Vem comigo morar na cidade, verás a riqueza, e a fartura que gozas. Aceitou o rústico, e vieram ambos a uma casa grande e rica [...]?, assim como ?rústico?, ?grande? e ?rica?, são substantivos que têm a função de modificar outra palavra, ou seja, de caracterizar algo ? incorreto, são adjetivos.
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
Arthur ou outra pessoa que possa responder, se na letra D ele não é um Adjetivo, ele é o quê então ?
Formas pronominais .
São empregadas em locuçôes verbais ou em orações reduzidas. Podem funcionar como SUBSTÂNTIVOS , ADJETIVOS OU ADVÉRBIOS .
Gerúndio : NDO
Particípio : ADO,IDO.
Infinitivo :AR, ER , OR, IR.
Quando um Adjetivo precedido de um Artigo não torna um Substantivo?
Por que não a letra D?
A pegadinha da letra D é a seguinte - "o termo em destaque, atributo referente ao rato da cidade -> incorreto, na verdade refere-se ao rato rústico (do campo).
o restante permanece correto, ou seja, o artigo "o" precedendo o adjetivo "rústico", o torna substantivo.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo