Assinale a alternativa correta quanto ao que se afirma entr...
Texto 3
O Rato Cidadão e Montesinho
Um rato que morava na cidade, acertando de ir ao campo, foi convidado por outro, que lá morava, e levando-o à sua cova, comeram ambos coisas do campo, ervas e raízes.
Disse o Cidadão ao outro: – Por certo, compadre, tenho dó de ti, e da pobreza em que vives. Vem comigo morar na cidade, verás a riqueza, e a fartura que gozas. Aceitou o rústico e vieram ambos a uma casa grande e rica, e entrados na despensa, estavam comendo boas comidas e muitas, quando de súbito entra o despenseiro, e dois gatos após ele. Saem os Ratos fugindo. O de casa achou logo seu buraco, o de fora trepou pela parede dizendo:
Ficai vós embora com a vossa fartura; que eu mais quero comer raízes no campo sem sobressaltos, onde não há gato nem ratoeira. E assim diz o adágio: Mais vale magro no mato, que gordo na boca do gato.
Moral da história: Mais vale magro no mato, que gordo na boca do gato.
Fonte: http://fabulasinfantis.blogs.sapo.pt/
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (8)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: B
A questão aborda o tema de Morfologia, que trata das classes gramaticais das palavras em uma frase e suas formas nominais. Para resolvê-la, é necessário identificar a classe gramatical de determinadas palavras e saber o que são formas nominais dos verbos: infinitivo, gerúndio e particípio.
Justificativa da alternativa correta:
Alternativa B: As palavras "acertando", "ir" e "convidado" são, de fato, verbos em suas formas nominais. "Acertando" está no gerúndio, "ir" está no infinitivo e "convidado" está no particípio. Essa é a resposta correta porque identifica corretamente as formas nominais dos verbos.
Análise das alternativas incorretas:
Alternativa A: A palavra "outro" não está substituindo a palavra "campo". Na verdade, "outro" refere-se ao outro rato que morava no campo. Portanto, não há palavra elidida ou implícita aqui.
Alternativa C: As classes gramaticais das palavras destacadas são: "Um" é um artigo indefinido, "cidade" é um substantivo e "à" é a combinação de preposição + artigo (a + a = à, uma crase), e não numeral, substantivo e artigo, como afirma a questão.
Alternativa D: O termo "rústico" é realmente um adjetivo, mas nesta frase ele está sendo usado como um substantivo por estar precedido do artigo "o". No entanto, está incorretamente atribuído como adjetivo do "rato da cidade", quando na verdade refere-se ao rato do campo.
Alternativa E: Essa alternativa caracteriza "rústico", "grande" e "rica" como substantivos, o que está incorreto. "Rústico" é um adjetivo usado como substantivo, mas "grande" e "rica" são adjetivos que caracterizam os substantivos "casa" e "cidade", respectivamente.
Ao analisar cada alternativa, compreendemos que a identificação correta das classes gramaticais e a função das palavras na oração são essenciais para resolver questões de morfologia. Fique atento a esses detalhes para não cair em pegadinhas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: LETRA B
A) Em ?Um rato que morava na cidade, acertando de ir ao campo, foi convidado por outro, que lá morava [...]?, após a palavra ?outro?, em destaque, subentende-se que há uma palavra, ou seja, a palavra está implícita, elidida; no caso, é a palavra ?campo? ? está subentendido o substantivo "rato" (=outro rato).
B) Em ?Um rato que morava na cidade, acertando de ir ao campo, foi convidado por outro, que lá morava, e levando-o à sua cova, comeram ambos coisas do campo, ervas e raízes.?, as palavras em destaque são verbos em sua forma nominal ? correto, terminação -ndo (gerúndio); ir (infinitivo) e -ado (particípio).
C) Em ?Um rato que morava na cidade, acertando de ir ao campo, foi convidado por outro, que lá morava, e levando-o à sua cova, comeram ambos coisas do campo, ervas e raízes.?, as palavras em destaque pertencem, respectivamente, às seguintes classes gramaticais: numeral, substantivo, artigo ? incorreto, artigo indefinido, substantivo e preposição + artigo definido "a" formando a crase.
D) Em ?Vem comigo morar na cidade, verás a riqueza, e a fartura que gozas. Aceitou o rústico, e vieram ambos a uma casa grande e rica [...]?, o termo em destaque, atributo referente ao rato da cidade, é um adjetivo que está funcionando como substantivo por ser precedido do artigo ?o? ? incorreto, refere-se ao rato do campo.
E) Em ?Vem comigo morar na cidade, verás a riqueza, e a fartura que gozas. Aceitou o rústico, e vieram ambos a uma casa grande e rica [...]?, assim como ?rústico?, ?grande? e ?rica?, são substantivos que têm a função de modificar outra palavra, ou seja, de caracterizar algo ? incorreto, são adjetivos.
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
Arthur ou outra pessoa que possa responder, se na letra D ele não é um Adjetivo, ele é o quê então ?
Formas pronominais .
São empregadas em locuçôes verbais ou em orações reduzidas. Podem funcionar como SUBSTÂNTIVOS , ADJETIVOS OU ADVÉRBIOS .
Gerúndio : NDO
Particípio : ADO,IDO.
Infinitivo :AR, ER , OR, IR.
Quando um Adjetivo precedido de um Artigo não torna um Substantivo?
Por que não a letra D?
A pegadinha da letra D é a seguinte - "o termo em destaque, atributo referente ao rato da cidade -> incorreto, na verdade refere-se ao rato rústico (do campo).
o restante permanece correto, ou seja, o artigo "o" precedendo o adjetivo "rústico", o torna substantivo.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo