Com base no texto 'Excel e business intelligence', leia as ...
Excel e business intelligence
No Excel, é possível usar Tabelas Dinâmicas e outras ferramentas de business intelligence para analisar dados e, assim, tomar decisões mais consistentes. Essas ferramentas permitem analisar grandes quantidades de dados na planilha, elaborar gráficos e compreender tendências e comportamentos relevantes para o seu trabalho.
No Excel, é possível analisar dados em uma ou várias tabelas e criar relatórios interativos e visuais que você pode compartilhar com outras pessoas com quem esteja desenvolvendo um projeto, por exemplo. É possível, ainda, tomar melhores decisões olhando para seus dados de diferentes ângulos em um relatório de Tabela Dinâmica. O Excel o ajuda a começar recomendando um relatório adequado para seus dados.
Após criar uma Tabela Dinâmica baseada em dados de uma planilha, dados externos ou várias tabelas, você pode acessar a “Lista de Campos” para adicionar, organizar e remover campos em seu relatório de Tabela Dinâmica a qualquer momento.
Para uma apresentação visual, é possível criar um Gráfico Dinâmico com controles de filtragem interativos para poder analisar um subconjunto de seus dados. O Excel pode até recomendar um Gráfico Dinâmico para seus dados. Se você deseja apenas um gráfico interativo, não é necessário criar uma Tabela Dinâmica.
Se você desejar excluir uma Tabela Dinâmica, o truque é selecioná-la inteira antes de pressionar “Excluir”, mesmo quando há muitos dados.
Adaptado. Fonte: http://bit.ly/2SG0kH7.
I. A Tabela Dinâmica, no Excel, é uma funcionalidade utilizada para realçar a configuração das células da planilha, atribuindo a elas uma cor ou espessura de borda diferentes, de acordo com o texto. II. Se o usuário deseja apenas um gráfico interativo, é necessário criar uma Tabela Dinâmica com o auxílio das funções de texto e também das funções geométricas do Excel, de acordo com o texto.
Marque a alternativa CORRETA:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (14)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a letra D: As duas afirmativas são falsas.
Para entender essa questão é fundamental conhecer as funcionalidades do Excel relacionadas à análise de dados, particularmente as Tabelas Dinâmicas e os Gráficos Dinâmicos. O texto descreve essas ferramentas como meios eficazes para visualizar e interpretar grandes volumes de dados, o que é muito útil em contextos de business intelligence.
A primeira afirmativa é incorreta, pois a função principal de uma Tabela Dinâmica no Excel não é relacionada à formatação visual como cores ou espessuras de borda. Tabelas Dinâmicas são ferramentas poderosas para resumir, analisar, explorar e apresentar dados. Elas permitem aos usuários reorganizar e filtrar dados de forma dinâmica para enfatizar diferentes aspectos para análise.
A segunda afirmativa também é incorreta. O texto menciona que não é necessário criar uma Tabela Dinâmica para ter um gráfico interativo. O Excel oferece a capacidade de criar Gráficos Dinâmicos independentemente das Tabelas Dinâmicas, permitindo ao usuário interagir com os dados de maneira visual sem necessitar da estrutura de uma Tabela Dinâmica.
Para evitar erros comuns no tema, é importante praticar o uso dessas ferramentas no Excel, explorando as diferentes opções de análise e visualização. Além disso, é útil buscar exemplos práticos e tutoriais que ilustrem como empregar as Tabelas Dinâmicas e Gráficos Dinâmicos em cenários de business intelligence.
Portanto, a resposta correta é a letra D, pois ambas as afirmativas apresentadas são falsas.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A principal utilização de uma tabela dinâmica é para organizar a visualização de dados de uma planilha, acelerar a busca de uma informação e permitir tomar decisões mais assertivas. Como o próprio nome já diz, ela permite que você modifique a visualização da sua tabela de forma dinâmica, facilitando o uso e análise das informações contidas nela.
A principal utilização de uma tabela dinâmica é para organizar a visualização de dados de uma planilha, acelerar a busca de uma informação e permitir tomar decisões mais assertivas. Como o próprio nome já diz, ela permite que você modifique a visualização da sua tabela de forma dinâmica, facilitando o uso e análise das informações contidas nela.
Tabela Dinâmica é uma tabela interativa na qual podemos resumir facilmente uma grande fonte de dados. Com ela, você pode mover as linhas e as colunas de forma a ver diferentes resumos. Além disso, é possível filtrar os dados ou exibir detalhes das áreas de interesse.
A tabela dinâmica é recomendada quando desejamos obter outra visão sobre os totais e médias relacionados. É muito útil quando a base de dados apresenta grande número de informações repetidas. A tabela dinâmica pode suprir de forma excepcional casos em que poderíamos utilizar as funções SOMASE, CONT.SE, CONT.SES e outras.
É um dos recursos mais importantes do Excel e é usada amplamente por milhões de pessoas para analisar de forma simples, fácil e rápida uma grande quantidade de dados.
https://www.voitto.com.br/blog/artigo/como-fazer-tabela-dinamica
GABARITO -D
I. A Tabela Dinâmica, no Excel, é uma funcionalidade utilizada para realçar a configuração das células da planilha, atribuindo a elas uma cor ou espessura de borda diferentes, de acordo com o texto. ( F )
As tabelas dinâmicas do Excel permitem resumir dados em poucos cliques. O recurso é bastante flexível e ideal para ajudar na análise de planilhas com grande quantidade de informações.
gerar relatórios que facilitem as suas tomadas de decisão.
II. Se o usuário deseja apenas um gráfico interativo, é necessário criar uma Tabela Dinâmica com o auxílio das funções de texto e também das funções geométricas do Excel, de acordo com o texto. ( F )
Gráficos Dinâmicos são uma ótima maneira de adicionar visualizações aos dados.
Procedimento para criação>
Selecione uma célula na tabela.
Selecione Inserir > Gráfico Dinâmico Opção de Gráfico Dinâmico na faixa de opções .
Selecione OK.
Criar um gráfico de uma Tabela Dinâmica
Selecione uma célula na tabela.
Selecione Ferramentas de Tabela Dinâmica > Analisar > Gráfico Dinâmico Opção de Gráfico Dinâmico na faixa de opções .
Selecione um gráfico.
Selecione OK.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo