As normas de concordância verbal estão plenamente observadas...
Muito da tensão entre ciência e fé vem da suposição de que existem duas realidades mutuamente incompatíveis, uma dentro deste mundo (e, portanto, “conhecível” através da aplicação diligente do método científico) e outro fora dele (e, portanto, “desconhecível', relacionada tradicionalmente à crença religiosa).
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (6)
- Comentários (26)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
As normas de concordância verbal estão plenamente observadas na frase:
Alternativas
A) É comum que mesmo aos cientistas mais diligentes VENHA a faltar, em suas pesquisas, o acerto necessário na condução dos seus métodos. ( a frase está na ordem inversa , o verbo concorda com "o acerto")
B) O aprimoramento dos métodos científicos POSSIBILITA aos pesquisadores alimentar esperanças no sucesso do empreendimento que os inspiram. (o verbo concorda com o sujeito "o aprimoramento)
C) Não resta aos cientistas ou religiosos senão tomarem para si o dever de encontrar respostas a todo e qualquer mistério que os intrigue. (correta, mas atenção! se no lugar do "ou" tivesse o "e", o verbo restar deveria estar no plural)
D) Não são de se supor que os mistérios que a cada leigo intriga não PREOCUPEM também os cientistas mais determinados e os religiosos mais convictos. ( temos que perguntar ao verbo para encontrar o sujeito, preocupam a quem? aos cientistas , sujeito no plural, verbo no plural)
E) O que mais CONVÉM aos cientistas é apurarem seus métodos de investigação, assim como não podem faltar aos religiosos o apoio da fé.
(Convém, com acento agudo, indica a 3. ª pessoa do singular. Convêm, com acento circunflexo, indica a 3. ª pessoa do plural.)
ACERTEI A QUESTÃO ELIMINANDO CADA ALTERNATIVA, MAS CONFESSO QUE A C DEIXOU-ME NA DÚVIDA PELO CONTEXTO SE ERA PARA SOMAR OU ALTERNAR, POIS A BANCA ONSIDEROU QUE TANTO CIENTISTAS QUANTO RELIGIOSOS CONCORDAM COM O VERBO TOMAREM !!!!
--> Sujeito composto ligado por OU: Se houver exclusão, o verbo fica na 3ª do singular; se houver simultaneidade, o verbo vai para a 3ª do plural.
Sobre a C:
Quando o sujeito composto vier ligado por ou:
• Ou com sentido de exclusão, o verbo fica no singular.
Exemplo: Paola ou Pedro virá aqui em casa hoje.
• Ou com sentido de adição, o verbo fica no plural.
Exemplo: O ingresso ou o ticket são aceitos aqui.
Não resta aos cientistas ou religiosos senão tomarem para si o dever de encontrar respostas a todo e qualquer mistério que os intrigue.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo