O feudo era a estrutura básica do feudalismo, durante a cham...
O feudo era a estrutura básica do feudalismo, durante a chamada Idade Medieval. Acerca desse período histórico, é correto afirmar que
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O feudo constituía a unidade central do sistema feudal, que vigorou durante a Idade Média. Para compreender esse período da história com maior profundidade, é importante destacar alguns aspectos:
Correto: A sociedade feudal foi altamente influenciada pela cultura romana e germânica. Essas duas vertentes culturais se entrelaçaram para formar a base social, econômica e política do feudalismo.
Incorreto: O período medieval não começou com a queda do Império Romano do Oriente, mas sim do Império Romano do Ocidente. A desintegração do Império Romano do Oriente ocorreu muito mais tarde, marcando o fim da Idade Média e o início da Idade Moderna com a conquista de Constantinopla pelos turcos otomanos em 1453.
Incorreto: Embora o processo de ruralização tenha sido um fator importante na estruturação do feudalismo, ele não foi determinante para o seu fim. O declínio do sistema feudal ocorreu devido a uma série de transformações econômicas, sociais e políticas, como o crescimento do comércio, as cruzadas, a formação dos Estados Nacionais, entre outros fatores.
Incorreto: Durante a Idade Média, a escravidão no Ocidente era menos prevalente do que na Antiguidade, mas não era inexistente. A maior parte da força de trabalho estava atrelada à servidão, que, embora diferente da escravidão, ainda era uma forma de subjugação e dependência.
Portanto, a alternativa correta é a C, que afirma que a sociedade feudal foi fortemente influenciada pelas culturas romana e germânica.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Resposta letra C.
O feudalismo foi um modelo econômico e social, baseado na exploração da terra e na relação de fidelidade entre homens ao longo de toda a Idade Média (século V - ao século XV). Rlacionado ao declínio do Imperio Romano do Ociedente e a invasões Germânicas.
Características do Feudalismo:
- A sociedade feudal era dividida em três classes sociais (Clero, os que rezavam; Nobreza, os que guerreavam; servos, os que trabalhavam e sustentavam os dois primeiros).
- Mobilidade entre as classes sociais diminuta (situação ligeiramente modificada, ao longo do tempo, principalmente após na Baixa Idade Média).
- Relações de suserania entre os nobres (laços de fidelidade entre um soberano, nobre suserano dono da terra e um vassalo, nobre que recebia a terra). Em troca, cabia ao vassalo fazer um juramento de fidelidade ao suserano, se comprometendo, a lutar em seu exército no caso de ser convocado e de ajudá-lo economicamente.
- Economia agrícola de subsistência (pouco comércio e amplas relações de troca de mercadoria, situação modificada ao longo do período).
- Organização do feudo sob liderança do senhor feudal (privilégio jurídico, político e econômico).
- A Igreja Católica era a instituição feudal mais poderosa (considerada "a Maior Senhora Feudal da Idade Média" pois, chegou a ter 1/3 das terras da Europa).
- Os servos pagavam tributos sobre todas as formas de produção.
Fonte:
PIRENNE, Henri (1982). História Econômica e Social da Idade Média 6ª ed. São Paulo: Editora Mestre Jou
A) A Idade Média foi um longo período da história que se estendeu do século V ao século XV. Seu início foi marcado pela Queda do Império Romano do Ocidente, em 476 d.C., e o fim, pela Tomada de Constantinopla pelos turcos-otomanos, em 1453.
B) Este fator desarticulou o sistema de trocas de mercadorias, característica principal do feudalismo; - Desenvolvimento dos centros urbanos, provocando o êxodo rural (saída de pessoas da zona rural em direção às cidades).
C) GABARITO; - A invasão do Império Romano pelos povos germânicos (chamados de bárbaros pelos romanos), que ocorreu a partir do século V. Esse fato gerou o isolamento de várias regiões europeias, que deram origem aos feudos, propiciando assim a origem do feudalismo.
D) os primórdios da escravidão vêm do Oriente Médio (Antigo Oriente), mas povos nas Américas como os maias também se serviram de cativos.
A alternativa correta é a letra C.
A sociedade feudal teve forte influência da cultura romana e da germânica. O feudalismo surgiu do encontro entre os costumes romanos e germânicos, através das invasões bárbaras no então Império Romano do Ocidente. Essas duas culturas se misturaram e deram origem a uma nova sociedade, com características próprias.
A alternativa A está incorreta porque o período medievo teve início com a queda do Império Romano do Ocidente, não do Oriente, pelos povos germânicos.
A alternativa B está incorreta porque o processo de ruralização foi um fator determinante para o surgimento do feudalismo, não para o seu fim.
A alternativa D está incorreta porque durante a Idade Medieval havia escravos no Ocidente, embora a escravidão não fosse tão predominante quanto em outras épocas e lugares.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo