Marque a opção com ERRO de regência verbal, contrariando a n...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (4)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
CUSTEI EM ACREDITAR
Se o verbo CUSTAR significar “valor” (custo), o verbo será intransitivo (o termo que aparece depois é um adjunto adverbial “de valor” ou “de preço”). Se o verbo tiver o sentido de “dificuldade”, então ele será transitivo indireto.
Exemplo 1: O livro custa duzentos reais (intransitivo, ou seja: o verbo não precisa de complemento e “duzentos reais” é um adjunto adverbial “de valor” ou “de preço”).
Exemplo 2: Custou ao aluno encontrar a resposta da questão. Nesse caso, o verbo “custar” tem o sentido de “dificuldade” (foi difícil ao aluno encontrar a resposta). Logo, o verbo é transitivo indireto.
Observação: o verbo “custar”, no sentido do exemplo 2, deve ser conjugado na terceira pessoa (custou a ele, custou-lhe, custou a mim, custou-me, custou a nós, custou-nos, custou a eles, etc). Não podemos dizer “eu custei a encontrar” ou “nós custamos a encontrar”, por exemplo.
Na alternativa D o verbo custar está no sentido de TER DIFICULDADE. Logo pensei em substituir o verbo pela locução TIVE DIFICULDADE. Assim, quanto a regência pensei... quem tem dificuldade, tem dificuldade em algo ou em alguma coisa. Assim, o verbo CUSTAR, no presente caso, exige a preposição EM.
Espero ter ajudado.
Parte do conteúdo da explicação retirado do site: http://www.novagramaticaonline.com/2015/01/gramatica-online-regencia-verbal.html
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo