Independentemente do crescimento futuro dos equipamentos sem...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1008019 Redes de Computadores
Independentemente do crescimento futuro dos equipamentos sem fio para internet, já está claro que as redes Wi-Fi e os serviços móveis relacionados que elas possibilitam vieram para ficar. Do ponto de vista de rede, alguns desafios no uso do wireless diferem do uso comum das redes cabeadas. A respeito das redes sem fio (IEEE 802.11),
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: Alternativa D

A questão aborda características e desafios específicos das redes sem fio, mais especificamente das redes Wi-Fi baseadas no padrão IEEE 802.11. Para resolver essa questão, é necessário ter conhecimento sobre os diferentes padrões de segurança e protocolos de redes sem fio.

Alternativa A: Incorreta. O mecanismo WEP (Wired Equivalent Privacy) é, na verdade, menos seguro que o WPA2 (Wi-Fi Protected Access 2). WEP é uma tecnologia de segurança mais antiga e vulnerável, enquanto o WPA2 utiliza criptografia mais robusta e é considerado muito mais seguro.

Alternativa B: Incorreta. O padrão 802.11ac possui menos interferência e maior taxa nominal de velocidade em comparação com o seu antecessor, o padrão 802.11n. Portanto, a afirmação está incorreta.

Alternativa C: Incorreta. O protocolo de acesso múltiplo utilizado em redes sem fio (CSMA/CA - Carrier Sense Multiple Access with Collision Avoidance) é diferente do utilizado em redes Ethernet cabeadas (CSMA/CD - Carrier Sense Multiple Access with Collision Detection).

Alternativa D: Correta. A criptografia WPA2 Enterprise requer o uso de um servidor RADIUS (Remote Authentication Dial-In User Service) para a autenticação de seus usuários. Isso ocorre porque, no modo Enterprise, a autenticação é gerenciada de forma centralizada, proporcionando maior segurança e controle sobre quem pode acessar a rede.

Para entender melhor, é importante saber que o WPA2 Enterprise utiliza o protocolo 802.1X e EAP (Extensible Authentication Protocol) para autenticação. O servidor RADIUS é um componente crítico dessa configuração, pois ele verifica as credenciais dos usuários contra um banco de dados ou serviço de diretório, como o Active Directory.

Esse tipo de configuração é comum em ambientes corporativos porque oferece uma camada adicional de segurança e facilita o gerenciamento centralizado das políticas de acesso à rede.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

a) o mecanismo WEP apresenta maior segurança que o seu antecessor WPA2.

Incorreta, WPA2 é mais seguro que WEP;

b) o padrão 802.11n possui menos interferência e maior taxa nominal de velocidade que o seu antecessor, o padrão 802.11ac.

Incorreta, há varios erros na alternativa, 1) 802.11n possui velocidade menor que o 802.11ac; 2)Padrão 802.11ac não é antecessor do 802.11n.

c) o protocolo de acesso múltiplo para as redes sem fio é o mesmo utilizado nas redes Ethernet cabeadas.

Incorreta, não podemos confundir CSMA/CA - acesso múltiplo para redes sem fio - com CSMA/CD - 802.3 redes ethernet cabeadas.

d) a criptografia WPA2 Enterprise necessita de um servidor Radius para a autenticação de seus usuários.

Correta, WPA2 utiliza Radius, 802.1x e EAP para prover segurança.

D

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo