Recém-nascidos hospitalizados em Unidades de Terapia Intensi...
Recém-nascidos hospitalizados em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) estão expostos a muitos procedimentos invasivos e dolorosos durante a internação. Sucessivas experiências de dor durante a fase inicial do desenvolvimento humano podem gerar alterações em seu processamento, no neurodesenvolvimento e nos processos de regulação emocional e comportamental. Tais impactos podem ser observados de maneira imediata, durante o desenvolvimento, e até mesmo na vida adulta dos indivíduos.
A esse respeito, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando a medida de controle de dor ao seu respectivo mecanismo de ação no período neonatal.
COLUNA I
1. Amamentação
2. Sucção não nutritiva
3. Soluções adocicadas
4. Contato pele a pele
5. Contenção facilitada
COLUNA II
( ) Promove estimulação dos sistemas táteis e proprioceptivos. Ativa sistemas autorregulatórios, que estabilizam os parâmetros fisiológicos, favorecem o desenvolvimento motor, reduzem o metabolismo basal e o desgaste metabólico.
( ) É provável que esteja relacionado à combinação do contato pele a pele, sucção, estímulo olfatório e sabor levemente adocicado, que pode mediar a liberação de betaendorfinas e ocitocina, aumento significativo da ativação serotoninérgica e os efeitos antinociceptivos da b-casomorfina.
( ) Induz a liberação de opioides endógenos.
( ) Promove estimulação dos sistemas táteis e proprioceptivos e melhor autorregulação, além de favorecer o estabelecimento do vínculo e do apego.
( ) Produz a estimulação de mecanorreceptores, os quais modulam a percepção dolorosa ou seu processamento por meio da ativação de mecanismos não opioides, que promovem a liberação de serotonina. Isso resulta em inibição da hiperatividade, modulação do desconforto e diminuição da dor, inclusive durante procedimentos realizados no cuidado diário.
Assinale a sequência correta.