É adequada a articulação entre os tempos e os modos das form...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2400692 Português
Ideal do filósofo Jean-Jacques Rousseau


        A crítica às sociedades civilizadas e a idealização do homem primitivo, manifestadas a todo passo nas obras do filósofo Rousseau (1713-1784), foram vistas por muitos intérpretes como a expressão de um desejo de retorno à animalidade. Mas o que o filósofo sempre pretendeu não foi exaltar a animalidade do selvagem, mas sua mais profunda humanidade em relação ao homem civilizado.

       O homem, para Rousseau, não se regenera pela destruição da sociedade e com o retorno à vida no meio das florestas. Embora privado, no estado social, de muitas vantagens da natureza, ele soube adquirir outras: capacidade de desenvolver-se mais rapidamente, ampliação dos horizontes intelectuais, enobrecimento dos sentimentos e elevação total da alma. Se os abusos do estado social civilizado não o colocassem abaixo da vida primitiva, o homem deveria bendizer sem cessar o instante feliz que o arrancou para sempre da animalidade e fez de um ser estúpido e limitado uma criatura inteligente. O propósito visado por Rousseau é combater os abusos e não repudiar os mais altos valores humanos.

       Os abusos centralizam-se, para ele, na perda da consciência a que é conduzido o homem pelo culto dos refinamentos, das mentiras convencionais, da ostentação da inteligência e da cultura, nas quais se busca mais a admiração do próximo do que a satisfação da própria consciência. Rousseau, em uma palavra, não pretende queimar bibliotecas ou destruir universidades e academias; reconhece a função útil das ciências e das artes, mas não quer ver os artistas e intelectuais submetidos aos caprichos frívolos das modas passageiras. Pelo contrário, glorifica os esforços laboriosos da conquista intelectual verdadeira, que se realiza na luta contra os obstáculos da violência e na atividade do espírito crítico, livre de pressões.



(Adaptado do encarte, sem identificação de autoria, do volume Rousseau - Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1973, p. 474-475)
É adequada a articulação entre os tempos e os modos das formas verbais na seguinte frase:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Alternativa A

B) Caso não viesse a glorificar os esforços laboriosos da conquista intelectual verdadeira, Rousseau não terá lutado contra os obstáculos da irracionalidade.

Caso não viesse -> Teria

Coordenação clássica: Se pudesse / Faria

Item: A) Este item corresponde ao gabarito da banca

Análise: O item A está de acordo com o gabarito da banca. A frase está corretamente articulada, com os tempos e modos verbais adequados. O verbo 'dava' está no pretérito imperfeito do indicativo, indicando uma ação habitual no passado, que é coerente com o contexto do texto. A frase também está coerente com o texto, pois Rousseau de fato respeitava o saber das universidades e das academias e reconhecia a função útil das ciências.

Item: B) Este item não corresponde ao gabarito da banca

Análise: O item B não está de acordo com o gabarito da banca. A frase apresenta uma inadequação no uso do futuro do presente ('não terá lutado') após a conjunção condicional 'caso', que pede o uso do futuro do subjuntivo ou do presente do subjuntivo. Além disso, a frase não está totalmente coerente com o texto, pois Rousseau não apenas glorificava os esforços intelectuais, mas também lutava contra os obstáculos da irracionalidade.

Item: C) Este item não corresponde ao gabarito da banca

Análise: O item C não está de acordo com o gabarito da banca. A frase apresenta uma inadequação no uso do pretérito mais-que-perfeito composto do subjuntivo ('houvessem de atribuir-lhe'), que não é adequado no contexto. Além disso, a frase não está totalmente coerente com o texto, pois Rousseau não pretendia exaltar a animalidade do selvagem, mas sim a humanidade do homem primitivo.

Item: D) Este item não corresponde ao gabarito da banca

Análise: O item D não está de acordo com o gabarito da banca. A frase apresenta uma inadequação no uso do futuro do presente ('venha de fato a cometer') após a conjunção condicional 'caso', que pede o uso do futuro do subjuntivo ou do presente do subjuntivo. Além disso, a frase não está totalmente coerente com o texto, pois os abusos da vida social civilizada não colocariam o homem abaixo da vida primitiva, mas sim os abusos do estado social.

Item: E) Este item não corresponde ao gabarito da banca

Análise: O item E não está de acordo com o gabarito da banca. A frase apresenta uma inadequação no uso do futuro do presente ('o conduzirá') após a conjunção 'que', que pede o uso do presente do indicativo. Além disso, a frase não está totalmente coerente com o texto, pois os abusos do estado social não se centralizariam na perda da consciência, mas sim na perda da humanidade.

vixe mãinha concurseira IA

(⌐■_■)

acesse o instagram: candy_concurseira

Pensei da seguinte forma:

A alternativa A, todos os verbos estão no passado.>>> logo ficou de acordo com o anunciado, que descreve É adequada a articulação entre os tempos e os modos das formas verbais na seguinte frase:;; quer saber o a alternativa que tem os mesmos tempos e modos verbais, logo gab. A

Algum erro corrige-me .

Correlação verbal :

FUTURO DO PRESENTE: presente do subjuntivo; futuro subjuntivo e futuro composto do subjuntivo

PRESENTE DO INDICATIVO: presente do subjuntivo ; pretérito perfeito do subjuntivo

PRETÉRITO IMPERFEITO DO SUBJUNTIVO: futuro do presente do indicativo (SS-RIA) ; pretérito perfeito do indicativo

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo