Sobre a formação acadêmico-profissional no Serviço Social br...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A- Os assistentes sociais brasileiros vêm contradizendo a naturalização da ordem do capital nesses tempos de aridez de projetos de futuro, afirman‑ do a radicalidade da aposta humana na construção da história
B- Desde a década de 1980, vimos afirmando ser o Serviço Social uma especialização do trabalho da sociedade, inscrita na divisão social e técnica do trabalho social, o que supõe afirmar o primado do trabalho na constituição dos indivíduos sociais.
C- O exercício da profissão exige um sujeito profissional que tenha competência para propor e negociar com a instituição os seus projetos, para defender o seu campo de trabalho, suas qualificações e atribuições profissionais.
D - Os assistentes sociais vêm construindo na sua prática cotidiana uma nova imagem social de profissão relacionada aos direitos, apoiando a participação qualificada dos sujeitos sociais em defesa de suas necessidades e direitos.
E- A formação acadêmico-profissional em Serviço Social no Brasil sofre impor‑ tantes mutações na atualidade em decorrência de: (a) expansão acelerada da oferta de vagas, (b) prevalência de instituições de ensino privadas, (c) precarização das condições de trabalho docente
https://www.scielo.br/pdf/sssoc/n120/02.pdf
GAB.B
Desde a década de 1930, através das ações ligadas à Igreja Católica na época, afirma-se que o Serviço Social é uma especialização do trabalho da sociedade.
O serviço social trabalhava para ''abafar'' as manifestações nessa época. Apresentava perfil assistencialista e agia ao encontro de interesse da Igeja e da Burguesia.
FONTE;ESTRATÉGIA
a visao de que Seso é uma especialização do trabalho da sociedade só surge numa visao critica, portanto a partir da decada de 80.
Na decada de 30 o SS ainda tem uma visao moralizante do indivíduo, associada à doutrina da Igreja.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo