Muitos cientistas que estudam as características e os proble...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2114073 Geografia
Muitos cientistas que estudam as características e os problemas dos solos do semiárido nordestino afirmam que a
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a E: salinização é a mais importante causa de degradação dos solos e ocorre, principalmente, nas áreas irrigadas.

Vamos entender melhor esse assunto e por que esta é a resposta correta.

Salinização é um processo que ocorre devido à acumulação de sais solúveis no solo, principalmente nas áreas que utilizam a irrigação como método de cultivo. No semiárido nordestino, onde a evaporação é alta devido às altas temperaturas, a água aplicada na irrigação evapora rapidamente, deixando para trás os sais dissolvidos. Com o tempo, esses sais se acumulam, tornando o solo menos fértil e, em casos extremos, inviabilizando seu uso para a agricultura. Essa é uma das principais causas de degradação dos solos nesta região.

Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:

A: A formação de voçorocas ocorre principalmente em áreas de relevo acidentado e não em áreas de relevo mais aplainado. Voçorocas são causadas por erosão hídrica intensa, que cria ravinas profundas, mas isso não é típico do relevo do semiárido nordestino.

B: A laterização é um processo de formação de crostas ferruginosas, mas não ocorre apenas nos períodos de concentração das chuvas. Este processo depende de longos períodos de intemperismo químico, que é mais comum em climas úmidos e tropicais do que no semiárido.

C: A lixiviação se refere à lavagem de nutrientes do solo pelas águas da chuva, mas é mais comum em regiões com alta precipitação, não caracterizando um problema principal do semiárido nordestino, onde a precipitação é escassa.

D: A erosão provocada pela força dos ventos, também conhecida como erosão eólica, ocorre em regiões áridas e semiáridas, mas não é a principal causa de degradação do solo no semiárido nordestino. Além disso, ela não está diretamente relacionada a momentos de baixa pressão atmosférica.

Portanto, a alternativa E é a mais adequada ao apontar a salinização como a principal causa de degradação dos solos no semiárido nordestino, principalmente nas áreas irrigadas, o que está correto segundo as características climáticas e de manejo agrícola da região.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: Letra E - Vamos analisar as alternativas:

a) formação de voçorocas em áreas de relevo mais aplainado inutiliza o solo para a agropecuária. - O solo do semiárido nordetino é, de maneira geral, raso. Sendo as voçorocas um fenômeno algo incomum;

b) laterização, formação de crostas ferruginosas, ocorre nos períodos de concentração das chuvas. - Há uma baixa pluviosidade no clima semiárido, logo não há lateralização nos solos.

c) lixiviação é provocada pelo escoamento superficial das águas que inutiliza o solo para cultivos permanentes. No semiárido, a lixiviação é um evento incomum - que ocorre com maior probabilidade em áreas de declividade acentuada.

d) erosão é provocada pela força dos ventos, principalmente, em momentos de baixa pressão atmosférica. - Uma das causa da semiáridez é a zona de alta pressão, aliada às barreiras orográficas feitas pelo Planalto da Borborema e pela Bacia do Parnaíba.

e) salinização é a mais importante causa de degradação dos solos e ocorre, principalmente, nas áreas irrigadas. Resposta correta - Vale salientar que a salinização dos solos do semiárido vai provocar outra degradação ambiental: a desertificação.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo