Segundo alguns teóricos do século XVII (4º  parágrafo), a ig...

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Q2098368 Português
Atenção: Para responder à questão, baseie-se no texto abaixo.


[Acerca da “Igualdade”]

  “Liberdade, Igualdade, Fraternidade” foi o grito de guerra da Revolução Francesa. Hoje há disciplinas inteiras − ramos da filosofia, da ciência política e dos estudos jurídicos − que têm a “igualdade” como tema central de estudos. Todos concordam que a igualdade é um valor; ninguém parece concordar quanto ao que se refere o termo. Igualdade de oportunidades? Igualdade de condições? Igualdade formal perante a lei?
   Estaremos falando de uma ideologia, a crença de que todos na sociedade deveriam ser iguais − claro que não em todos os aspectos, mas nos mais importantes? Ou será uma sociedade em que as pessoas são efetivamente iguais? O que isso significaria de fato, na prática, em ambos os casos? Que todos os membros da sociedade têm igual acesso à terra, ou tratam uns aos outros com igual dignidade, ou são igualmente livres para expor suas opiniões em assembleias públicas?
   A igualdade seria o apagamento do indivíduo ou a celebração do indivíduo? Numa sociedade, por exemplo, em que os mais poderosos são tratados como divindades e tomam as decisões mais importantes, é possível falar em igualdade? E as relações de gênero? Muitas sociedades tratadas como “igualitárias” na verdade têm seu igualitarismo restrito aos homens adultos. Em casos assim, podemos falar em igualdade de gêneros?
   Como não existe nenhuma resposta clara e consensual a questões desse tipo, o uso do termo “igualitário” tem levado a discussões infindáveis. Para alguns teóricos do século XVII, a igualdade se manifestava no estado da Natureza. Igualdade, pois, seria um termo definido por omissão: identificaria uma humanidade que pudesse estar livre depois de removidas todas as armadilhas da civilização. Povos “igualitários” seriam, pois, aqueles sem príncipes, sem juízes, sem inspetores, sem sacerdotes, possivelmente sem cidades, sem escrita ou sequer agricultura. Seriam sociedades de iguais apenas no sentido estrito de que estariam ausentes todos os sinais mais evidentes de desigualdade.
   Não há dúvida, pensando-se sempre no ideal de “igualdade”, de que algo deu muito errado no mundo. Uma ínfima parte da população controla o destino de quase todos os outros, e de uma maneira cada vez mais desastrosa.


(Adaptado de: GRAEBER, David, e WENGROW, David. O despertar de tudo − Uma nova história da humanidade. Trad. Denise Bottmann e Claudio Marcondes. São Paulo: Companhia das Letras, 2022, p. 91 a 94, passim)
Segundo alguns teóricos do século XVII (4º  parágrafo), a igualdade
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A questão quer saber, conforme o quarto parágrafo do texto, qual assertiva indica o que alguns teóricos do século XVII (4º  parágrafo) afirmam sobre a igualdade. Vejamos:



Como não existe nenhuma resposta clara e consensual a questões desse tipo, o uso do termo “igualitário" tem levado a discussões infindáveis. Para alguns teóricos do século XVII, a igualdade se manifestava no estado da Natureza. Igualdade, pois, seria um termo definido por omissão: identificaria uma humanidade que pudesse estar livre depois de removidas todas as armadilhas da civilização. Povos “igualitários" seriam, pois, aqueles sem príncipes, sem juízes, sem inspetores, sem sacerdotes, possivelmente sem cidades, sem escrita ou sequer agricultura. Seriam sociedades de iguais apenas no sentido estrito de que estariam ausentes todos os sinais mais evidentes de desigualdade.


O trecho que destaquei afirma que o que impede a igualdade são as amarras da própria sociedade. Ou seja, só ocorreria no caso de supressão do que consideravam obstáculos criados pela própria civilização.



Gabarito: A


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GABARITO: A

Encontramos o gabarito no trecho que se segue:

  • "Para alguns teóricos do século XVII, a igualdade se manifestava no estado da Natureza. Igualdade, pois, seria um termo definido por omissão: identificaria uma humanidade que pudesse estar livre depois de removidas todas as armadilhas da civilização."

➥ Perceba que “depois de” nos traz uma ideia condicional: APENAS depois de removidas (= suprimidas) todas as armadilhas da civilização, a humanidade estaria livre.

Logo:

  • Segundo alguns teóricos do século XVII, a igualdade (A) ocorreria no caso de supressão do que consideravam obstáculos criados pela própria civilização.

 

Espero ter ajudado.

Bons estudos! :)

Gabarito: Letra A.

É possível encontrar a resposta no seguinte trecho:

  • " Igualdade, pois, seria um termo definido por omissão: identificaria uma humanidade que pudesse estar livre depois de removidas todas as armadilhas da civilização. Povos “igualitários” seriam, pois, aqueles sem príncipes, sem juízes, sem inspetores, sem sacerdotes, possivelmente sem cidades, sem escrita ou sequer agricultura. Seriam sociedades de iguais apenas no sentido estrito de que estariam ausentes todos os sinais mais evidentes de desigualdade."

Portanto, com base na interpretação do trecho destacado, a resposta é o que consta na alternativa A:

"só ocorreria no caso de supressão do que consideravam obstáculos criados pela própria civilização."

Uma dessas correntes de pensamento a que se refere a letra A é a que está no livro de Jean-Jaques Rousseau, "Do Contrato Social". Um ótimo livro de consulta, para ler e grifar. Belíssima abordagem sobre a formação da sociedade e seus aspectos políticos.

letra A

Para alguns teóricos do século XVII, a igualdade se manifestava no estado da Natureza. Igualdade, pois, seria um termo definido por omissão: identificaria uma humanidade que pudesse estar livre depois de removidas todas as armadilhas da civilização. 

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Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados.

 

GABARITO: A

"egundo alguns teóricos do século XVII (4º parágrafo), a igualdade"

A) só ocorreria no caso de supressão do que consideravam obstáculos criados pela própria civilização.

CORRETA:

"Para alguns teóricos do século XVII, a igualdade se manifestava no estado da Natureza. Igualdade, pois, seria um termo definido por omissão: identificaria uma humanidade que pudesse estar livre depois de removidas todas as armadilhas da civilização"

B) seria alcançada somente quando os homens aperfeiçoassem com todo o rigor suas mais caras instituições.

ERRADA:

Extrapola o 4º parágrafo "mais caras instituições"

C) teria alcançado seu esplendor ao tempo em que o cultivo da natureza inspirava a conduta social de todos.

ERRADA:

"Para alguns teóricos do século XVII, a igualdade se manifestava no estado da Natureza."

No estado da Natureza é diferente de cultivo da natureza

D) teria se tornado um valor abstrato por conta das revoluções que suprimiram suas formas objetivas de vigência. 

ERRADA:

"Igualdade, pois, seria um termo definido por omissão: identificaria uma humanidade que pudesse estar livre depois de removidas todas as armadilhas da civilização"

Não foi por causa das revoluções!

E) constituiria um ideal tão alto que será preciso aguardar a ocasião historicamente propícia para sua efetivação. 

ERRADA:

Extrapola o 4º parágrafo, pois não existe tal afirmação "aguardar a ocasião"

"Povos “igualitários” seriam, pois, aqueles sem príncipes, sem juízes, sem inspetores, sem sacerdotes, possivelmente sem cidades, sem escrita ou sequer agricultura. Seriam sociedades de iguais apenas no sentido estrito de que estariam ausentes todos os sinais mais evidentes de desigualdade."

@ROGERIOTAVARES_TRTS

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