Na pergunta A igualdade seria o apagamento do indivíduo ou a...

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Q2098369 Português
Atenção: Para responder à questão, baseie-se no texto abaixo.


[Acerca da “Igualdade”]

  “Liberdade, Igualdade, Fraternidade” foi o grito de guerra da Revolução Francesa. Hoje há disciplinas inteiras − ramos da filosofia, da ciência política e dos estudos jurídicos − que têm a “igualdade” como tema central de estudos. Todos concordam que a igualdade é um valor; ninguém parece concordar quanto ao que se refere o termo. Igualdade de oportunidades? Igualdade de condições? Igualdade formal perante a lei?
   Estaremos falando de uma ideologia, a crença de que todos na sociedade deveriam ser iguais − claro que não em todos os aspectos, mas nos mais importantes? Ou será uma sociedade em que as pessoas são efetivamente iguais? O que isso significaria de fato, na prática, em ambos os casos? Que todos os membros da sociedade têm igual acesso à terra, ou tratam uns aos outros com igual dignidade, ou são igualmente livres para expor suas opiniões em assembleias públicas?
   A igualdade seria o apagamento do indivíduo ou a celebração do indivíduo? Numa sociedade, por exemplo, em que os mais poderosos são tratados como divindades e tomam as decisões mais importantes, é possível falar em igualdade? E as relações de gênero? Muitas sociedades tratadas como “igualitárias” na verdade têm seu igualitarismo restrito aos homens adultos. Em casos assim, podemos falar em igualdade de gêneros?
   Como não existe nenhuma resposta clara e consensual a questões desse tipo, o uso do termo “igualitário” tem levado a discussões infindáveis. Para alguns teóricos do século XVII, a igualdade se manifestava no estado da Natureza. Igualdade, pois, seria um termo definido por omissão: identificaria uma humanidade que pudesse estar livre depois de removidas todas as armadilhas da civilização. Povos “igualitários” seriam, pois, aqueles sem príncipes, sem juízes, sem inspetores, sem sacerdotes, possivelmente sem cidades, sem escrita ou sequer agricultura. Seriam sociedades de iguais apenas no sentido estrito de que estariam ausentes todos os sinais mais evidentes de desigualdade.
   Não há dúvida, pensando-se sempre no ideal de “igualdade”, de que algo deu muito errado no mundo. Uma ínfima parte da população controla o destino de quase todos os outros, e de uma maneira cada vez mais desastrosa.


(Adaptado de: GRAEBER, David, e WENGROW, David. O despertar de tudo − Uma nova história da humanidade. Trad. Denise Bottmann e Claudio Marcondes. São Paulo: Companhia das Letras, 2022, p. 91 a 94, passim)
Na pergunta A igualdade seria o apagamento do indivíduo ou a celebração do indivíduo?, o autor
Alternativas

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A questão quer saber qual assertiva possui um conceito correto para o autor sobre a pergunta "A igualdade seria o apagamento do indivíduo ou a celebração do indivíduo?".  Vejamos:


A) Incorreta.


A ideia é de alternância, tanto é verdade que possui a conjunção "ou'.


B) Incorreta.


A pergunta é sobre a “igualdade", e não sobre um natural desenvolvimento das práticas igualitárias.


C) Correta.


De fato, a frase traz conceitos opostos. Celebração do indivíduo seria um conceito bom sobre a igualdade, já o apagamento do indivíduo um conceito ruim do que se espera sobre a igualdade.

A pergunta está diretamente ligada ao conceito de igualdade, e não sobre um natural desenvolvimento das práticas igualitárias. 



D) Incorreta.


Na verdade, o autor não pensa que existam duas duas possibilidades alternativas dentro de uma prática. Ele usa a conjunção de alternância "ou" para excluir. Ou seja, existe apenas uma possibilidade e ele questiona qual seria.


E) Incorreta.


O antagonismo está em alguns conceitos levantados sobre a igualdade, mas não  entre os que vivenciam um mesmo ideal.


Gabarito: C

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Comentários

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No parágrafo terceiro o autor não se refere a uma prática (alternativa c) ou a uma vivência (alternativa e), mas sim levanta um questionamento a respeito de um mesmo conceito.

GAB: C

Pra mim, quase todas alternativas poderia ser a certa

Não entendi pq a E tá errada

  • Questão Hard.

3) Na pergunta A igualdade seria o apagamento do indivíduo OU a celebração do indivíduo?, o autor

A) articula uma relação de causa e efeito entre os termos que a constituem. 

  • Não, aqui temos alternatividade (OU) com uma indagação, questionamento.

B) indaga sobre o que seria um natural desenvolvimento das práticas igualitárias.

  • Fiquei na dúvida, justamente por ter um questionamento no fragmento do texto, mas poderia ser considerada incorreta por conta do ou alternativo, e ainda, "APAGAMENTO" do indivíduo não seria considerado como algo "Natural" de pratica igualitária.

C) considera os extremos antagônicos relativos ao entendimento de um mesmo conceito

  • Extremos Antagônicos, temos "APAGAMENTO" da igualdade da pessoa e "CELEBRAÇÃO" da igualdade, os quais referem-se ao mesmo conceito "Igualdade".

D) levanta a hipótese de que haja duas possibilidades alternáveis dentro de uma prática.

  • A alternatividade é o "OU", posso ter entendido errado, esse termo pode se referir ao sentido EXCLUSIVO ou de OPOSIÇÃO, visto que há presença de termos antagônicos no trecho.

E) sustenta uma relação de antagonismo entre os que vivenciam um mesmo ideal. 

  • Antagonismo de fato está presente, não por "sustentar" uma relação, mas sim por Questioná-la, indagação.

Seguimos, questão tensa.

FCC NÃO ESTÁ DE BRINCADEIRA!!!!

Na pergunta A igualdade seria o apagamento do indivíduo ou a celebração do indivíduo?, o autor

articula uma relação de causa e efeito entre os termos que a constituem. 

não tem relação de causa e efeito - olha o OU errado!!!!

indaga sobre o que seria um natural desenvolvimento das práticas igualitárias.

fiquei na dúvida, por seu um questionamento, mas o texto não fala em natural.

considera os extremos antagônicos relativos ao entendimento de um mesmo conceito. 

sim!!! apagamento OU celebração

levanta a hipótese de que haja duas possibilidades alternáveis dentro de uma prática.

Não tem sentido de hipótese - olha OU

sustenta uma relação de antagonismo entre os que vivenciam um mesmo ideal.

NÃO sustenta

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