As normas de concordância verbal estão plenamente observadas...

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Q2098371 Português
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[Acerca da “Igualdade”]

  “Liberdade, Igualdade, Fraternidade” foi o grito de guerra da Revolução Francesa. Hoje há disciplinas inteiras − ramos da filosofia, da ciência política e dos estudos jurídicos − que têm a “igualdade” como tema central de estudos. Todos concordam que a igualdade é um valor; ninguém parece concordar quanto ao que se refere o termo. Igualdade de oportunidades? Igualdade de condições? Igualdade formal perante a lei?
   Estaremos falando de uma ideologia, a crença de que todos na sociedade deveriam ser iguais − claro que não em todos os aspectos, mas nos mais importantes? Ou será uma sociedade em que as pessoas são efetivamente iguais? O que isso significaria de fato, na prática, em ambos os casos? Que todos os membros da sociedade têm igual acesso à terra, ou tratam uns aos outros com igual dignidade, ou são igualmente livres para expor suas opiniões em assembleias públicas?
   A igualdade seria o apagamento do indivíduo ou a celebração do indivíduo? Numa sociedade, por exemplo, em que os mais poderosos são tratados como divindades e tomam as decisões mais importantes, é possível falar em igualdade? E as relações de gênero? Muitas sociedades tratadas como “igualitárias” na verdade têm seu igualitarismo restrito aos homens adultos. Em casos assim, podemos falar em igualdade de gêneros?
   Como não existe nenhuma resposta clara e consensual a questões desse tipo, o uso do termo “igualitário” tem levado a discussões infindáveis. Para alguns teóricos do século XVII, a igualdade se manifestava no estado da Natureza. Igualdade, pois, seria um termo definido por omissão: identificaria uma humanidade que pudesse estar livre depois de removidas todas as armadilhas da civilização. Povos “igualitários” seriam, pois, aqueles sem príncipes, sem juízes, sem inspetores, sem sacerdotes, possivelmente sem cidades, sem escrita ou sequer agricultura. Seriam sociedades de iguais apenas no sentido estrito de que estariam ausentes todos os sinais mais evidentes de desigualdade.
   Não há dúvida, pensando-se sempre no ideal de “igualdade”, de que algo deu muito errado no mundo. Uma ínfima parte da população controla o destino de quase todos os outros, e de uma maneira cada vez mais desastrosa.


(Adaptado de: GRAEBER, David, e WENGROW, David. O despertar de tudo − Uma nova história da humanidade. Trad. Denise Bottmann e Claudio Marcondes. São Paulo: Companhia das Letras, 2022, p. 91 a 94, passim)
As normas de concordância verbal estão plenamente observadas na frase: 
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A questão exigiu conhecimento em concordância verbal. Vejamos:


A) Incorreta.

Não correspondem aos conceitos defendidos pelos revolucionários franceses nenhuma prática moderna plenamente objetiva. 


Ordem direta: Nenhuma prática moderna plenamente objetiva  não corresponde aos conceitos defendidos pelos revolucionários franceses.


O verbo “corresponder" deve concordar no singular com o sujeito que sublinhei no trecho acima.



B) Incorreta.

Restam aos que ainda se proponham a bem definir o que seja igualdade o desafio de comprová-la nas vivência sociais. 


Ordem direta: O  desafio de comprová-la nas vivências sociais resta aos que ainda se proponham a bem definir o que seja igualdade.



O verbo “restar" deve concordar no singular com o sujeito que sublinhei no trecho acima.


C) Incorreta.

Não deve satisfazer a um defensor intransigente da igualdade entre os homens as convicções abstratas dos idealistas.


Ordem direta: As convicções abstratas dos idealista não devem satisfazer a um defensor intransigente da igualdade entre os homens


A locução “devem satisfazer"  concordar no plural com o sujeito que sublinhei no trecho acima.


D) Correta.

Por mais dúvidas que se coloquem diante do conceito de igualdade, não se apaga o ânimo dos humanistas esperançosos.


O primeiro verbo concorda corretamente no plural com “dúvidas" e o segundo concorda corretamente no singular com “o ânimo dos humanistas esperançosos". 


E) Incorreta.
Deverá sobrevir como efeito imediato do fim das práticas autoritárias as práticas possíveis de um real igualitarismo.


Ordem direta: As práticas possíveis de um real igualitarismo deverão sobrevir como efeito imediato do fim das práticas autoritárias.

A locução “deverão sobrevir"  concordar no plural com o sujeito que sublinhei no trecho acima.



Gabarito: D

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GABARITO: D

(A) Não correspondem aos conceitos defendidos pelos revolucionários franceses nenhuma prática moderna plenamente objetiva. → Errado. O que não corresponde aos conceitos defendidos pelos revolucionários? Nenhuma prática moderna. Nenhuma prática moderna não corresponde aos conceitos...

 

(B) Restam aos que ainda se proponham a bem definir o que seja igualdade o desafio de comprová-la nas vivência sociais. → Errado. O que resta aos que ainda se proponham a bem definir o que seja igualdade? O desafio de comprovar a igualdade. O desafio resta a alguém (àqueles que ainda se proponham a definir o que é igualdade)

 

(C) Não deve satisfazer a um defensor intransigente da igualdade entre os homens as convicções abstratas dos idealistas. → Errado.  O que não deve satisfazer a um defensor intransigente? As convicções abstratas dos idealistas. As convicções não devem satisfazer a um defensor.

 

(D) Por mais dúvidas que se coloquem diante do conceito de igualdade, não se apaga o ânimo dos humanistas esperançosos. → Correto.

  • 1- O que se coloca diante do conceito de igualdade? Dúvidas. Dúvidas são colocadas diante do conceito de igualdade. Verbo no plural, sujeito no plural.
  • 2- O que não se apaga? O ânimo dos humanistas. O ânimo não é apagado.

 

(E) Deverá sobrevir como efeito imediato do fim das práticas autoritárias as práticas possíveis de um real igualitarismo. → Errado. O que deverá sobrevir como efeito imediato? As práticas de um real igualitarismo. As práticas deverão sobrevir como efeito imediato.

 

Espero ter ajudado.

Bons estudos! :)

Até que enfim acertei uma questão da FCC

O que me ajuda a acertar essas questões de concordância, é lembrar que o sujeito não pode vir preposicionado!

A FCC e sua mania de colocar sujeito e verbo a trocentos quilômetros de distância rsrs

Dica: sempre colocar a frase na ordem direta e depois fazer a pergunta ao verbo.

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