Transpondo-se para a voz ativa a frase os mais poderosos são...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2098372 Português
Atenção: Para responder à questão, baseie-se no texto abaixo.


[Acerca da “Igualdade”]

  “Liberdade, Igualdade, Fraternidade” foi o grito de guerra da Revolução Francesa. Hoje há disciplinas inteiras − ramos da filosofia, da ciência política e dos estudos jurídicos − que têm a “igualdade” como tema central de estudos. Todos concordam que a igualdade é um valor; ninguém parece concordar quanto ao que se refere o termo. Igualdade de oportunidades? Igualdade de condições? Igualdade formal perante a lei?
   Estaremos falando de uma ideologia, a crença de que todos na sociedade deveriam ser iguais − claro que não em todos os aspectos, mas nos mais importantes? Ou será uma sociedade em que as pessoas são efetivamente iguais? O que isso significaria de fato, na prática, em ambos os casos? Que todos os membros da sociedade têm igual acesso à terra, ou tratam uns aos outros com igual dignidade, ou são igualmente livres para expor suas opiniões em assembleias públicas?
   A igualdade seria o apagamento do indivíduo ou a celebração do indivíduo? Numa sociedade, por exemplo, em que os mais poderosos são tratados como divindades e tomam as decisões mais importantes, é possível falar em igualdade? E as relações de gênero? Muitas sociedades tratadas como “igualitárias” na verdade têm seu igualitarismo restrito aos homens adultos. Em casos assim, podemos falar em igualdade de gêneros?
   Como não existe nenhuma resposta clara e consensual a questões desse tipo, o uso do termo “igualitário” tem levado a discussões infindáveis. Para alguns teóricos do século XVII, a igualdade se manifestava no estado da Natureza. Igualdade, pois, seria um termo definido por omissão: identificaria uma humanidade que pudesse estar livre depois de removidas todas as armadilhas da civilização. Povos “igualitários” seriam, pois, aqueles sem príncipes, sem juízes, sem inspetores, sem sacerdotes, possivelmente sem cidades, sem escrita ou sequer agricultura. Seriam sociedades de iguais apenas no sentido estrito de que estariam ausentes todos os sinais mais evidentes de desigualdade.
   Não há dúvida, pensando-se sempre no ideal de “igualdade”, de que algo deu muito errado no mundo. Uma ínfima parte da população controla o destino de quase todos os outros, e de uma maneira cada vez mais desastrosa.


(Adaptado de: GRAEBER, David, e WENGROW, David. O despertar de tudo − Uma nova história da humanidade. Trad. Denise Bottmann e Claudio Marcondes. São Paulo: Companhia das Letras, 2022, p. 91 a 94, passim)
Transpondo-se para a voz ativa a frase os mais poderosos são tratados como divindades, a forma verbal obtida deverá ser
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Transpondo-se para a voz ativa a frase os mais poderosos são tratados como divindades, a forma verbal obtida deverá ser


Existem duas vozes passivas, a sintética e a analítica.


Voz passiva analítica⇨ possui dois verbos, o primeiro ser/estar + verbo principal no particípio + agente da passiva. Ex: Casas  são vendidas por eles.  Casas (sujeito paciente) + são vendidas (verbos) +  por eles ( agente da passiva).


Voz passiva sintética⇨  possui um verbo + partícula “se" e o sujeito e o objeto direto são os mesmos. Ex: Vendem-se casas.  Vende-se (verbo + partícula apassivadora + casas ( sujeito paciente).


Dito isso, iremos analisar cada assertiva. Analisemos: 


A) Incorreta.


tratam-se ⇨ essa é a voz passiva sintética, não ativa.


B) Correta.

tratam os mais poderosos como divindades.⇨  a frase do texto está na voz passiva analítica sem agente da passiva. Isso quer dizer que não terá sujeito expresso, pois o agente da passiva viraria sujeito e o sujeito paciente viraria objeto direto. Caso a frase fosse assim: os mais poderosos são tratados como divindades pelos homens.

Ficaria dessa forma:  Os homens tratam os mais poderosos como divindades.



C) Incorreta.

devem ser tratados⇨ essa é a voz passiva analítica com verbo diferentes.


D)Incorreta.

 tratar-se-ão⇨ essa é a voz passiva analítica no tempo futuro.



E) Incorreta.

podem tratar-se⇨ essa é a voz passiva sintética com um verbo auxiliar inserido. 


Gabarito: B

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: B

1- Voz ativa: ”o professor reprovou o aluno”;

2- Voz passiva: divide-se em sintética analítica;

  • Sintética: ”reprovou-se o aluno”; (pronome se apassivador). Para descobrir se o pronome se é apassivador, passe para a analítica: vendeu-se a casa → A casa foi vendida;
  • Analítica: O aluno foi reprovado pelo professor. Estrutura: verbo ser particípio.

Observações:

  1. Na voz passiva sintética, não temos o agente da passiva. É errado, portanto, dizer: “reprovou-se o aluno pelo professor” ou “vendeu-se a casa pela imobiliária”;
  2. Se, na passiva analítica, não houver agente da passiva, na transposição para a voz ativa, o verbo ficará na 3ª pessoa do plural. Macete: se não houver agente da passiva, colocar um “por eles”. Ficará mais fácil para transpor para a ativa;

Exemplificando o ponto 2:

  1. “O aluno foi reprovado pelo professor” → Temos agente da passiva no singular, logo, ao transpor para a voz ativa, concordamos o verbo com o sujeito: o professor REPROVOU o aluno.
  2. “O aluno foi reprovado pelos professores” → Temos agente da passiva no plural, logo, ao transpor para a voz ativa, concordamos o verbo com o sujeito: os professores REPROVARAM o aluno.
  3. “O aluno foi reprovado” → Aqui, não temos agente da passiva, então, seguindo o macete, colocamos “por eles” e fazemos a transposição: “o aluno foi reprovado [por eles]” → [eles] REPROVARAM o aluno.

 

Na questão:

  • "os mais poderosos são tratados como divindades"

➥ Perceba que temos o 3º caso do resumo. Na frase dada pelo examinador, não há agente da passiva, logo colocamos “por eles” e fazemos a transposição para a ativa:

  • "Os mais poderosos são tratados [por eles] como divindades"
  • Eles TRATAM os mais poderosos como divindades.”

 

Observação: nas "respostas", deixei outra questão muuuito semelhante a esta.

Espero ter ajudado.

Bons estudos! :)

O gabarito é a letra B) A frase correta fica assim: “Tratam os mais poderosos como divindades”. Quem trata eles como divindade? As pessoas da sociedade mencionada no texto.

siga: @ankiparaconcursos

Na questão  não há agente da passiva: o que dificultava um pouco.

Porém, a única opção em que o verbo está na voz ATIVA é a letra B: TRATAM

Sigamos firme! #foco #força #fé

tratam-se = passiva sintética

Vozes verbais: relação do sujeito com a ação do verbo na oração.

Espécies de vozes verbais:

1.     Voz ativa: ocorre quando o sujeito é o agente, isto é, pratica a ação expressa pelo verbo. (ex.: o professor comeu o brigadeiro).

2.     Voz passiva:

2.1 Voz passiva analítica: ocorre quando o sujeito é paciente, recebendo a ação expressa pelo verbo. (ex.: O brigadeiro foi comido pelo professor/ex.2: carros velhos são comprados).

2.2 Voz passiva sintética: constrói-se com o verbo na 3ª pessoa, seguido do pronome apassivador SE. (ex.: compram-se carros velhos).

3.     Voz reflexiva: ocorre quando o sujeito é ao mesmo tempo agente e paciente, isto é, pratica e recebe a ação. (ex: o cozinheiro cortou-se)

3.1 Voz recíproca: relação de mútua/recíproca ação, é interna ao sujeito. Ocorre quando há sujeito plural ou composto (ex.: as crianças machucaram-se/ex.2: o aluno e o professor abraçaram-se)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo