É plenamente adequada a pontuação da seguinte frase:

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2098373 Português
Atenção: Para responder à questão, baseie-se no texto abaixo.


[Acerca da “Igualdade”]

  “Liberdade, Igualdade, Fraternidade” foi o grito de guerra da Revolução Francesa. Hoje há disciplinas inteiras − ramos da filosofia, da ciência política e dos estudos jurídicos − que têm a “igualdade” como tema central de estudos. Todos concordam que a igualdade é um valor; ninguém parece concordar quanto ao que se refere o termo. Igualdade de oportunidades? Igualdade de condições? Igualdade formal perante a lei?
   Estaremos falando de uma ideologia, a crença de que todos na sociedade deveriam ser iguais − claro que não em todos os aspectos, mas nos mais importantes? Ou será uma sociedade em que as pessoas são efetivamente iguais? O que isso significaria de fato, na prática, em ambos os casos? Que todos os membros da sociedade têm igual acesso à terra, ou tratam uns aos outros com igual dignidade, ou são igualmente livres para expor suas opiniões em assembleias públicas?
   A igualdade seria o apagamento do indivíduo ou a celebração do indivíduo? Numa sociedade, por exemplo, em que os mais poderosos são tratados como divindades e tomam as decisões mais importantes, é possível falar em igualdade? E as relações de gênero? Muitas sociedades tratadas como “igualitárias” na verdade têm seu igualitarismo restrito aos homens adultos. Em casos assim, podemos falar em igualdade de gêneros?
   Como não existe nenhuma resposta clara e consensual a questões desse tipo, o uso do termo “igualitário” tem levado a discussões infindáveis. Para alguns teóricos do século XVII, a igualdade se manifestava no estado da Natureza. Igualdade, pois, seria um termo definido por omissão: identificaria uma humanidade que pudesse estar livre depois de removidas todas as armadilhas da civilização. Povos “igualitários” seriam, pois, aqueles sem príncipes, sem juízes, sem inspetores, sem sacerdotes, possivelmente sem cidades, sem escrita ou sequer agricultura. Seriam sociedades de iguais apenas no sentido estrito de que estariam ausentes todos os sinais mais evidentes de desigualdade.
   Não há dúvida, pensando-se sempre no ideal de “igualdade”, de que algo deu muito errado no mundo. Uma ínfima parte da população controla o destino de quase todos os outros, e de uma maneira cada vez mais desastrosa.


(Adaptado de: GRAEBER, David, e WENGROW, David. O despertar de tudo − Uma nova história da humanidade. Trad. Denise Bottmann e Claudio Marcondes. São Paulo: Companhia das Letras, 2022, p. 91 a 94, passim)
É plenamente adequada a pontuação da seguinte frase:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão exigiu conhecimento em uso da pontuação e quer saber qual assertiva está devidamente pontuada. Vejamos:


A) Incorreta.

 Diga-me, então: se você acha de fato pertinente esse quadro de definições, do termo “igualdade".

Os dois-pontos intercalam erradamente o conjunção “então", o correto é a dupla vírgula em vez de uma e os dois-pontos. O adjunto adnominal “do termo" está sendo separado erradamente do substantivo “definições".

B) Incorreta.


Eu desejaria saber qual a dificuldade, que se apresenta, desde sempre (,) para se definir o que é igualdade? 

A vírgula antes do pronome relativo “que" não faz muito sentido, uma vez que a frase é interrogativa e assim não deveria ter uma explicação. Outro erro é que com vírgula  a oração se torna subordinada adjetiva explicativa e sem, torna-se subordinada adjetiva restritiva. Outro erro é ter   só uma vírgula isolando o adjunto adverbial “desde sempre".


C) Incorreta.


Sem dúvida não há consenso: devido ao fato de um conceito como este ser, dúbio já na raiz. 


A vírgula está separando indevidamente predicativo do sujeito. 


Um conceito (sujeito) + ser ( verbo de ligação) +  dúbio (predicativo do sujeito).


D) Correta.


Há ainda os que esperam, apesar de tudo, que um dia se estabeleça, como prática real, um efetivo igualitarismo.


Ambos os termos isolados pela vírgula são adjuntos adverbiais e devem ser isolados por dupla vírgula quando no meio da oração.



E) Incorreta.

O conceito de igualitarismo, desde sempre vacilante (,) aguarda, que sua prática, enfim venha a se dar, entre os que nele confiam.


O verbo está sendo isolado do seu sujeito, o correto é ter uma vírgula isolando “desde sempre vacilante", e assim, fazendo uma ponte entre o sujeito e o verbo. Outro erro é a vírgula após o verbo “aguardar", pois o separa da oração  que possui função de objeto direto.



Gabarito:  D

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: D

(A) Diga-me, então: (1- x) se você acha de fato pertinente esse quadro de definições, (2- x) do termo “igualdade”.

1- Quem diz, diz algo. Diga a mim o quê? “se você acha...” (diga a mim isso). Os dois-pontos separam o verbo do objeto direto (complemento).

2- Definições do quê? Do termo igualdade. O adjunto adnominal (do termo igualdade) não pode ser separado do nome (substantivo) a que se refere.

  • Correção: diga-me, então [,] se você acha de fato pertinente esse quadro de definições do termo “igualdade”.

 

(B) Eu desejaria saber qual a dificuldade, que se apresenta, desde sempre para se definir o que é igualdade? → Errado. Pessoal, aqui há prejuízo no sentido. Veja que, ao isolar por vírgulas a oração adjetiva, ela se torna explicativa, mas o sentido no texto é o de restrição: eu não estou falando de toda dificuldade e explicando que ela é apresentada. Estou falando SOMENTE da dificuldade que se apresenta.

  • Correção: Eu desejaria saber qual a dificuldade que se apresenta desde sempre para se definir o que é igualdade?

➥ Se você quiser saber a diferença entre explicativa restritiva, veja esta questão: Q1913154

 

(C) Sem dúvida não há consenso: devido ao fato de um conceito como este ser, (1- x) dúbio já na raiz. → Errado. Esse conceito é o quê? Dúbio. Não separamos o sujeito (conceito) do seu predicativo (dúbio) por apenas uma vírgula.

 

(D) Há ainda os que esperam [,] apesar de tudo [,] (1) que um dia se estabeleça [,] como prática real [,] (2) um efetivo igualitarismo. → Correto.

1- Não poderíamos separar a expressão concessiva “apesar de tudo” com apenas uma vírgula , pois separaríamos o objeto direto do verbo esperar (quem espera, espera algo. Eles esperam o quê? Que um dia se estabeleça um efetivo igualitarismo. Eles esperam ISSO (que um dia...);

2- O que se estabelecerá? Um efetivo igualitarismo. O verbo não pode ser separado do seu sujeito por apenas uma vírgula. Veja que, entre o sujeito e o verbo há um expressão intercalada (como prática real), que está corretamente isolado por duas vírgulas.

 

(E) O conceito de igualitarismo [,] desde sempre vacilante (1- x) aguarda, (2- x) que sua prática, (3- x) enfim venha a se dar, entre os que nele confiam. → Errado.

1- Até poderíamos colocar vírgula antes de “desde sempre vacilante”, desde que colocássemos outra vírgula após a expressão.

2- O conceito aguarda o quê? Que sua prática venha a se dar... O conceito aguarda ISSO. Não separamos o verbo do objeto direto.

3- Não separamos o sujeito (prática) do verbo (venha a se dar).

4- A prática vem a se dar entre o quê? Entre os que nele confiam. Não se separa verbo de complemento.

  • Correção: O conceito de igualitarismo, desde sempre vacilante [,] aguarda que sua prática [,] enfim [,] venha a se dar entre os que nele confiam.

 

Espero ter ajudado.

Bons estudos! :)

Gab D

Simples, a questão que tu le e não tem vontade de arrancar os olhos é a correta!

Partículas expletivas ou de realce sempre têm virgulas (par) quando separam o sujeito.

Diga-me, então: se você acha de fato pertinente esse quadro de definições, do termo “igualdade”. ERRADO

Eu desejaria saber qual a dificuldade, que se apresenta, desde sempre para se definir o que é igualdade? ERRADO

Sem dúvida não há consenso: devido ao fato de um conceito como este ser, dúbio já na raizERRADO

Há ainda os que esperam, apesar de tudo, que um dia se estabeleça, como prática real, um efetivo igualitarismo. CERTO

O conceito de igualitarismo, desde sempre vacilante aguarda, que sua prática, enfim venha a se dar, entre os que nele confiam. ERRADO

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo