Ao situar especificamente a tensão ocasionada pelas duas for...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2098375 Português
Atenção: Para responder à questão, baseie-se no texto abaixo.


Encenação da morte

   A vida nos quer, a morte nos quer. Somos o resultado da tensão ocasionada pelas duas forças que nos puxam. Esse equilíbrio não é estável. Amplo, diverso e elástico é o campo de força da vida, e vale a mesma coisa para o campo da morte. Se ficamos facilmente deprimidos ou exaltados é em razão das oscilações de intensidade desses dois campos magnéticos, sendo o tédio o relativo equilíbrio entre os dois.
   Às vezes é mais intensa a pressão da vida, outras vezes é mais intensa a pressão da morte. Não se quer dizer com isso que a exaltação seja a morte e a depressão seja a vida. Há exaltações e exultações que se polarizam na morte, assim como há sistemas de depressão que gravitam em torno da vida. O estranho, do ponto de vista biológico, é que somos medularmente solitários com ambos os estados de imantação mais intensa, os da vida e os da morte. Não aproveitamos apenas a vida, mas usufruímos também as experiências da morte, desde que essas não nos matem.
   Ganhei várias vezes da morte, isto é, inúmeras vezes os papéis que a morte representou para mim não chegaram a ser convincentes ou não chegaram a fazer grande sucesso. Matei várias mortes. (...) Mas outro dia dei dentro de mim com uma morte tão madura, tão forte, tão irrespondível, tão parecida comigo que fiquei no mais confuso dos sentimentos. Esta eu não posso matar, esta é a minha morte. O Vinícius de Moraes, que entende muito de morte, disse que nesse terreno há sempre margem de erro, e que talvez eu tenha ainda de andar um bocado mais antes de encontrar a minha morte. Pode ser. Não sei. Quem sabe?


(Adaptado de CAMPOS, Paulo Mendes. Os sabiás da crônica. Antologia. Org. Augusto Massi. Belo Horizonte: Autêntica, 2021, p. 246-248, passim) 
Ao situar especificamente a tensão ocasionada pelas duas forças que nos puxam, no início do texto, o cronista está se referindo a um fenômeno que expressará em outro lugar como
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão quer uma assertiva que diz respeito "as duas forças que nos puxam" indicada no início do texto. Vejamos:



A vida nos quer, a morte nos quer. Somos o resultado da tensão ocasionada pelas duas forças que nos puxam.



Quais são as forças que nos puxam? A vida e a morte.


Dito isso, iremos encontrar a assertiva que fala sobre a vida e a morte. Analisemos:


A) Correta.


O estranho, do ponto de vista biológico, é que somos medularmente solitários com ambos os estados de imantação mais intensa, os da vida e os da morte.


O autor explica que o estado da imantação é o da vida e o da morte. 



B) Incorreta.


Diz respeito somente ao campo da vida, mas não da morte.



C) Incorreta.


Aponta uma característica humana, e não da vida e nem da morte.


D) Incorreta.


"O Vinícius de Moraes, que entende muito de morte, disse que nesse terreno há sempre margem de erro, e que talvez eu tenha ainda de andar um bocado mais antes de encontrar a minha morte."


Nessa fala de Vinícius de Moraes, é mencionado sobre a morte, mas não sobre a vida.


E) Incorreta.


"talvez eu tenha ainda de andar um bocado." é usado para dizer que ainda tem que viver mais.


Gabarito: A


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Assim como muita gente, eu coloquei letra B, porém depois saquei o erro dela. O comando quer a alternativa que faça referência aos dois campos - vida e morte -, mas a letra B faz referência literal somente ao campo da vida. Não percebi porque já tô com meus olhos cansados, mas é isso.

Marquei B, contudo ao pesquisar sobre o que é "imantação" vi que tem referência a magnetismo e imã, o que tem relação com o enunciado da questão. "tensão ocasionada pelas duas forças que nos puxam"

O comando quer a alternativa que faça referência aos dois campos - vida e morte.

GABA: A

Fiz outra analogia, demorei um pouco a compreender o enunciado. 

E pude observar que dos argumentos postos, aquele que faz referência, lá na frente, aos dois estados é: estados de imantação mais intensa.

Ou seja, tensão = imantação = junção das duas forças.

GAB LETRA A

É uma questão de interpretação mais complicada, porém o objetivo é encontrar um trecho que remeta às duas forças: vida ou morte! Por isso, a alternativa A é a mais adequada pois, olhando o trecho completo no texto, pode-se perceber a relação da vida e morte.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo