Considere o excerto a seguir para responder às questões 5 e ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2584158 Português

Leia o texto a seguir para responder às questões de 1 a 10.


A verdade


Uma donzela estava um dia sentada à beira de um riacho, deixando a água do riacho passar por entre os seus dedos muito brancos, quando sentiu o seu anel de diamante ser levado pelas águas. Temendo o castigo do pai, a donzela contou em casa que fora assaltada por um homem no bosque e que ele arrancara o anel de diamante do seu dedo e a deixara desfalecida sobre um canteiro de margarida. O pai e os irmãos da donzela foram atrás do assaltante e encontraram um homem dormindo no bosque, e o mataram, mas não encontraram o anel de diamante. E a donzela disse:

— Agora me lembro, não era um homem, eram dois.

E o pai e os irmãos da donzela saíram atrás do segundo homem, e o encontraram, e o mataram, mas ele também não tinha o anel. E a donzela disse:

— Então está com o terceiro!

Pois se lembrara que havia um terceiro assaltante. E o pai e os irmãos da donzela saíram no encalço do terceiro assaltante, e o encontraram no bosque. Mas não o mataram, pois estavam fartos de sangue. E trouxeram o homem para a aldeia, e o revistaram, e encontraram no seu bolso o anel de diamante da donzela, para espanto dela.

— Foi ele que assaltou a donzela, e arrancou o anel de seu dedo, e a deixou desfalecida — gritaram os aldeões.

— Matem-no!

— Esperem! — gritou o homem, no momento em que passavam a corda da forca pelo seu pescoço. — Eu não roubei o anel. Foi ela que me deu!

E apontou para a donzela, diante do escândalo de todos. O homem contou que estava sentado à beira do riacho, pescando, quando a donzela se aproximou dele e pediu um beijo. Ele deu o beijo. Depois a donzela tirara a roupa e pedira que ele a possuísse, pois queria saber o que era o amor. Mas como era um homem honrado, ele resistira, e dissera que a donzela devia ter paciência, pois conheceria o amor do marido no seu leito de núpcias. Então a donzela lhe oferecera o anel, dizendo: “Já que meus encantos não o seduzem, este anel comprará o seu amor”. E ele sucumbira, pois era pobre, e a necessidade é o algoz da honra.

Todos se viraram contra a donzela e gritaram: “Rameira! Impura! Diaba!” e exigiram seu sacrifício. E o próprio pai da donzela passou a forca para o seu pescoço. Antes de morrer, a donzela disse para o pescador:

— A sua mentira era maior que a minha. Eles mataram pela minha mentira e vão matar pela sua. Onde está, afinal, a verdade?

O pescador deu de ombros e disse:

— A verdade é que eu achei o anel na barriga de um peixe. Mas quem acreditaria nisso? O pessoal quer violência e sexo, não histórias de pescador.


VERISSIMO, L. F. Verissimo antológico: meio século de crônicas, ou coisa parecida. São Paulo: Objetiva, 2020.

Considere o excerto a seguir para responder às questões 5 e 6:


“E ele sucumbira, pois era pobre, e a necessidade é o algoz da honra.”


No excerto apresentado, a palavra que é empregada com sentido figurado é:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

Alternativa Correta: D - algoz.

A questão aborda o uso de palavras em sentido figurado, um tema importante na interpretação de textos. No trecho mencionado, há um emprego figurado que enriquece o entendimento do texto, exigindo que o leitor identifique esse uso para responder corretamente.

Explicação: No excerto "E ele sucumbira, pois era pobre, e a necessidade é o algoz da honra", a palavra algoz é utilizada em sentido figurado. Em seu sentido literal, "algoz" refere-se a um carrasco, ou seja, alguém que executa uma sentença de morte. Aqui, no entanto, "algoz" é usado para simbolizar algo que destrói ou aniquila outro conceito, no caso, a necessidade destrói a honra. Este emprego metafórico intensifica a ideia de que a pobreza e suas demandas podem corromper valores éticos.

Análise das Alternativas:

  • A - sucumbira: Usada no sentido real, refere-se a ceder ou ser vencido.
  • B - pobre: Usada no sentido literal, indicando carência de recursos.
  • C - necessidade: Embora possa ter um sentido mais profundo, aqui é tratada como falta ou carência, sem o uso figurado.
  • E - honra: Embora seja um conceito abstrato, é usado no sentido direto de valor moral.

Todos os termos, exceto algoz, são utilizados em seus significados comuns no contexto da frase, não havendo emprego figurado.

Estrategicamente, ao responder perguntas de interpretação, procure identificar palavras ou expressões em que o contexto não remete ao significado usual. Figuras de linguagem, como metáforas e metonímias, são frequentemente exploradas em concursos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo