A chegada de Vargas ao poder foi fato que facilitou a mudanç...
subsequentes.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A chegada de Getúlio Vargas ao poder marcou um período de transição na economia brasileira, onde ocorreu uma mudança significativa do modelo econômico vigente. Antes da sua ascensão, o Brasil estava fortemente atrelado ao modelo agroexportador, dependendo em grande parte das exportações de produtos agrícolas, como o café.
Com Vargas, iniciou-se uma nova fase — a era da industrialização. Este processo foi gradativo e se firmou ao longo das décadas seguintes, caracterizando-se pela diversificação da economia e pelo incentivo à produção industrial nacional. Foi um período de fomento à infraestrutura, criação de leis trabalhistas e estímulo ao mercado interno.
Portanto, o enunciado está correto, pois Getúlio Vargas foi, de fato, uma figura central na transição para um modelo econômico mais industrial que o Brasil adotou nas décadas seguintes à sua chegada ao poder.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Nessa época o Brasil estava sentido os reflexos da crise de 1929, ele perde o seu principal consumidor: os EUA. Como, naquele momento, o café era a chave das exportações, não seria muito sensato deixá-lo de lado e seguir avante, e mesmo se quisessem não teria como, porque logo o estrangulamento da economia ia bater a porta. Era necessário tomar certas medidas que favorecessem o país em meio a essa crise, porque a crise de 1929 trouxe um grande agravante para o Brasil: o preço do café despencou, e houve toneladas de perdas de sacas. (O governo chegou a comprar o excendente, mas mesmo assim houve muitas perdas. Já não havia mais valorização em seu preço, então o governo foi comprando e destruindo 80 milhões de sacas entre 1931 e 1939).
O governo tinha a intenção de industrializar o país, mas era necessário controlar a crise do café. (Como não é o assunto, pesquisem mais sobre a crise do café.). Bom, com isso tudo o Brasil procurou novos caminhos para reorientar a economia e começou a desenvolver a indústria pesada, de modo a superar a dependência do país das exportações do café.
No período de 1930-1945 foi intensa a aceleração do desenvolvimento industrial, que vinha no inicio do século com a formação de uma industria de substituição de importações de bens de consumo correntes, tais como tecidos, calçados e alimento. Mas foi a partir de 1933 que a indústria cresceu de forma acelerada. Segundo Celso Furtado, entre 1929 e 1939 a industria cresceu 125%, enquanto na agricultura o crescimento não ultrapassou 20%.
Questão correta!
Isso é tão verdade quemedidas adotadas por Vargas até hoje refletem na industrialização! como por exemplo, o salário minimo, a CTPS e outros.
Certo.
Entre as “transformações significativas" pelas quais passou o Brasil durante a Era Vargas, destaca-se o fato de que o país deixava de ser uma nação essencialmente agrária e praticamente semicolonial e passava pelo processo de industrialização, que o modernizaria.
Essa intensificação vem durante a CRISE DE 1929.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo