A respeito da mensuração de sistemas em pontos de função se...
A respeito da mensuração de sistemas em pontos de função segundo o Manual de Práticas de Contagem do IFPUG, julgue o item subsequente.
Uma das condições para que uma função transacional seja
classificada como saída externa é que ela processe dados ou
informações de controle originadas fora da fronteira da
aplicação.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão fornecida sobre mensuração de sistemas em pontos de função conforme o Manual de Práticas de Contagem do IFPUG.
Gabarito: E (errado)
A questão aborda a classificação de uma função transacional como saída externa (EO - External Output). Para entender por que a alternativa está errada, precisamos compreender os conceitos de funções transacionais e suas classificações no contexto de pontos de função.
O Manual de Práticas de Contagem do IFPUG define que as funções transacionais são categorizadas em três tipos:
- Entradas Externas (EI - External Input): Dados ou informações de controle que entram no sistema vindos de fora da fronteira da aplicação.
- Saídas Externas (EO - External Output): Dados ou informações de controle que saem do sistema para fora da fronteira da aplicação.
- Consultas Externas (EQ - External Inquiry): Combinações de entradas e saídas que não alteram dados internos.
Para uma função ser classificada como saída externa (EO), ela deve atender aos seguintes critérios:
- Deve processar dados ou informações de controle que são gerados pela aplicação.
- Os dados ou informações processados devem sair da fronteira da aplicação em direção a uma entidade externa.
A questão afirma que para ser classificada como EO, a função deve processar dados ou informações de controle originadas fora da fronteira da aplicação. Essa afirmação é incorreta. Na verdade, para ser classificada como uma saída externa, a função deve processar dados ou informações que são gerados dentro da aplicação e, em seguida, enviados para fora da aplicação.
Portanto, a alternativa está ERRADA porque inverte a origem dos dados ou informações processados, o que é um critério essencial para a correta classificação de uma função como saída externa.
Espero ter esclarecido o tema abordado na questão e a razão pela qual a alternativa correta é E (errado). Se você tiver mais dúvidas ou precisar de mais esclarecimentos, sinta-se à vontade para perguntar!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito Errado.
De acordo com o Manual de Práticas de Contagem do IFPUG (International Function Point Users Group), uma função transacional é classificada como uma saída externa quando ela envia dados ou informações para além da fronteira da aplicação. Isso significa que a função transacional deve produzir dados ou informações que serão utilizados por outros sistemas ou usuários externos à aplicação.
Portanto, a condição para que uma função transacional seja classificada como uma saída externa é que ela produza dados ou informações para fora da fronteira da aplicação, e não que processe dados ou informações de controle originadas fora da aplicação.
Fonte: ChatGPT
ERRADO!
Saída Externa (SE): é um processo elementar que envia dados ou informação de controle para fora da fronteira da aplicação.
Não há processamento fora da fronteira, mas sim um envio para fora.
FONTE: Gov.br
Interpretaçãp de texto resolveu.
A Entrada Externa é quem processa dados que vem da fronteira, e não a Saída Externa.
Entrada Externa (EE)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo