Durante o século XVIII, Goiás viveu o auge do período da mi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2069599 História e Geografia de Estados e Municípios
Durante o século XVIII, Goiás viveu o auge do período da mineração. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Sobre a mineração em Goiás:

A) O Grão-Pará não foi historicamente uma capitânia com grande produção de ouro.

B) Não é por acaso que são atualmente cidades históricas com status de patrimônio da humanidade e visitadas por turistas de todo o Brasil.

C) A mineração tradicionalmente causa desenvolvimento urbano já que se fixam nos locais tanto os mineradores quanto os que vão lhes atender em suas necessidades.

D) Final do século XVIII.

E) O quinto era cobrado de todos a partir das casas de fundição.

GABARITO DO PROFESSOR: B

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: B

GAB: B

A) Goiás tornou-se a segunda maior capitania produtora de ouro, atrás apenas do Grão-Pará. Incorreta. Justificativa: a região mineradora de Goiás foi a terceira em produção de ouro no Brasil (ficando atrás de MG e MT).

B) As principais vilas formadas no período da mineração em Goiás dariam futuramente origem à Cidade de Goiás e a Pirenópolis. Correta. Justificativa: Municípios que surgiram em função do ouro: Cidade de Goiás (Sant’Anna/Vila Boa), Silvania (Bonfim), Pirenópolis (Meia Ponte), Santa Cruz, Crixás Jaraguá, Santa Luzia, Luziânia, Corumbá de Goiás, Natividade, Silvania..

C) Não houve significativo aumento populacional na região, já que as pessoas apenas ficavam por alguns dias para encontrar ouro e depois voltavam para São Paulo. Incorreta. Justificativa: após a descoberta do ouro, deu-se o início do povoamento de Goiás pelos paulistas.

D) A decadência da produção aurífera em Goiás aconteceu apenas em meados do século XX. Incorreta. Justificativa: aconteceu ainda no século XVIII. A exploração do ouro goiano e seu reflexo registrou três momentos distintos; o apogeu das minas, de 1725 a 1753, quando a pecuária era usada apenas para matar a forme; a crise na mineração, de 1753 a 1777, época em que a pecuária passou a ser um instrumento para diminuir as calamidades e a decadência do ciclo aurífero, de 1788 a 1822, fase na qual a pecuária finalmente descobriu seu poder econômico.

E) O quinto, um dos principais impostos, era cobrado apenas dos maiores empresários, não afetando a extração de pequeno porte. Incorreta. Justificativa: o sistema de capitação, instituído em 1736, vigorou até 1751, na tentativa de evitar o contrabando. Esse sistema consistia no pagamento da quantia fixada por cabeça de escravo. A partir de 1751, voltou-se ao pagamento do quinto, que consistia na cobrança da quinta parte de todo ouro extraído, o qual deveria ser levado às Casas de Fundição de Vila Boa (instalada em 1751) e São Félix (instalada em 1754, mais tarde transferida para Cavalcante em 1796), pois todo ouro, para sair da Capitania, deveria ser fundido em barras, ter o carimbo da coroa e uma guia para exportação. 

Fonte: Professor Leandro Moraes/meus resumos.

As principais vilas formadas no período da mineração em Goiás dariam futuramente origem à Cidade de Goiás e a Pirenópolis. 

As principais vilas formadas no período da mineração em Goiás dariam futuramente origem à Cidade de Goiás e a Pirenópolis. 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo