Após a decadência da atividade mineradora em Goiás, houve u...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2069600 História e Geografia de Estados e Municípios
Após a decadência da atividade mineradora em Goiás, houve uma transição para a economia agropecuária. Considerando essa informação, julgue os itens a seguir.

I A região favorecia a pecuária extensiva, com pastagens naturais, o que deu fôlego à economia goiana após a decadência da mineração. II Por ter solo impróprio para a agricultura, além de inúmeras áreas inclinadas, somente a produção de laranja foi feita em larga escala no século XX. III A produção de café para exportação em Goiás atingiu seu auge em meados do século XIX, chegando a superar São Paulo em alguns períodos.

Assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Sobre as atividades econômicas históricas de Goiás julgamos as afirmativas. 

I – Apesar da mineração ser a atividade pioneira e responsável pela ocupação das terras goianas, seu declínio foi relativamente rápido deixando a região em um demorado processo de decadência econômica. Historicamente a atividade da pecuária extensiva já era praticada nos sertões gerais por vaqueiros livres vindos de Minas Gerais e Bahia. O relevo plano do Brasil Central facilitava a locomoção do gado e seus vaqueiros, aliado a vegetação adequada como o Cerrado que permite o sombreamento dos animais e pastagens naturais sem o obstáculo da floresta densa. A proximidade de centros consumidores como São Paulo e Minas Gerais e os núcleos populacionais goianos resultantes da mineração foram as garantias de demanda para essa atividade e assim funcionaram como as principais causas da pecuária ter se tornado a atividade econômica que substituiu a mineração na região. Afirmativa correta - 

II – O solo da região é predominantemente composto por latossolos vermelho-escuro e vermelho-amarelo que possuem acidez acentuada, mas que são corrigidos quimicamente por técnicas conhecidas desde a década de 70 do século passado, enquanto o relevo goiano é plano e ondulado com poucas áreas escarpadas o que facilita a mecanização dos cultivos motivos pelos quais o estado de Goiás é uma das grandes potências de produção agropecuária no Brasil. O cultivo de laranja é relativamente recente no estado com pouco mais de três décadas e Goiás ocupa a oitava posição na produção nacional. Afirmativa errada 

III Em meados do século XIX a maior parte da produção de café do Brasil voltada para a exportação se concentrava na região Sudeste com destaque para a região do vale do Paraíba. Goiás até contava com pequena produção no período, mas que se restringia em quantidade colhida e área de plantio. Atualmente o estado ocupa a sétima posição na produção nacional, com destaque para as cidades de Cristalina, Cabeceiras e Campo Alegre de Goiás. – Afirmativa errada - 

GABARITO DO PROFESSOR: A

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: A

No Goiás temos predominantemente o tipo de solo Latossolo, são solos "velhos", bastante intemperizados, ou seja, profundos, de fertilidade não tão boa, mas presentes em áreas planas ou suave onduladas, isso favorece a atividade da pecuária e agricultura. Além disso, o Goiás não foi e nem é referência em citricultura ou cafeicultura.

GAB: A

Complementando:

A exploração do ouro goiano e seu reflexo no comportamento da pecuária, registrou três momentos distintos; o apogeu das minas, de 1725 a 1753, quando a pecuária era usada apenas para matar a forme; a crise na mineração, de 1753 a 1777, época em que a pecuária passou a ser um instrumento para diminuir as calamidades e a decadência do ciclo aurífero, de 1788 a 1822, fase na qual a pecuária finalmente descobriu seu poder econômico.

OBS: A crise do ouro fez com que Goiás regredisse a uma economia de subsistência, com a agricultura e a pecuária.

  • O avanço da pecuária extensiva, voltada para o mercado do Sudeste, contribuiu para a rápida ocupação do sul de Goiás, que passou a concentrar mais da metade da população da província de 1872. A montagem dessa pecuária mercantil goiana, foi promovida pelo deslocamento de capitais (oriundos do café) e famílias de Minas e São Paulo, desde o início do século XIX, com a ocupação territorial por grandes unidades pecuaristas (coronéis).

Motivos que Levaram ao Avanço da Agropecuária:

  • O gado não necessitava de estradas, locomovia-se por trilhas e campos até o local do abatimento.
  • Pastagem natural abundante.
  • Pequeno investimento e o rebanho se multiplica naturalmente.
  • Sem necessidade de mão de obra intensiva.

Fonte: Professor Leandro Moraes/meus resumos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo